O MOVE CINE ARTE é um festival internacional de cinema de origem brasileira, dedicado a produções de filmes focados em arquitetura, paisagem, representação do espaço, urbanismo, planejamento, cidades e meio ambiente. Este ano, o festival ocorrerá em Veneza, São Paulo e Paris.
O festival nasceu no Brasil em 2012 com a ideia de promover filmes que reforçam o diálogo sobre a arte e suas diversas formas de expressão. Em 2016 as reuniões entre os produtores Andre Fratti Costa (olhar periférico) e Steve Bisson (filmessay) leva a conceber um novo formato internacional e itinerante.
Pioneiro em seu formato, a edição do move 2020 terá as suas principais etapas em Veneza (Itália), São Paulo (Brasil) e Paris (França). Até agora, o festival tem colaborado com as seguintes instituições culturais: Centro Cultural Europeu (Veneza, Itália), Instituto Itaú Cultural (São Paulo, Brasil), Museu da Imagem e do Som (São Paulo, Brasil), B_arco Centro Cultural (São Paulo, Brasil), PCA - Faculdade de Arte de Paris (Paris, França) ), Sesc Mussi (Laguna, Brasil), Archcine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura (Rio de Janeiro, Brasil), Projeto Marieta (São Paulo, Brasil), Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro, Brasil), IBEFEST - Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais (Rio de Janeiro, Brasil), Museu de Arte Contemporânea de Voivodina (Novi Sad, Sérvia).
A edição de 2020 recebe, até dia 30 de março, filmes e videoarte finalizados a partir de janeiro de 2018. Cada autor pode participar com apenas um filme em seu idioma original com legendas em inglês quando aplicável.
CRONOGRAMA
- As inscrições serão aceitas até 31/03/2020
- Anúncio de lista oficial de filmes selecionados no site do festival 12/05/2020
- Anúncio de premiação no site do festival 30/05/2020
PRÊMIOS
A Comissão de Júri Oficial, aseado em uma seleção ordenada pelos curadores do festival, concederá os melhores trabalhos nas 4 seguintes categorias:
- Prêmio MELHOR FILME (Vencedor da edição do Festival de 2020) - o filme recebe a mais alta aprovação do júri.
- Prêmio MELHOR FORMA - o filme percebe novas oportunidades de representação arquitetônica.
- Prêmio MELHO TEMÁTICA - o filme aborda questões-chave do debate sobre arquitetura.
- Prêmio MELHOR FILME DE ESTUDANTE (apenas para filmes apresentados por Escolas e Academias)
JÚRI
- Federica Andreoni (Itália)
- Marta Bogéa (Brasil)
- Reinaldo Cardenuto (Brasil)
- Francesco Perrotta-Bosch (Brasil)
- Mat Rappaport (EUA)
Para mais informações sobre o festival e como inscrever seu filme, acesse a página do MOVE CINE ARTE.