-
Arquitetos: VUUV Architecture and Interior Design
- Área: 800 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tuong Huy
-
Fabricantes: Atvin, D'furni, Kanak, LIXIL , Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de apartamentos Jasmine está localizado em uma pequena rua no distrito de Ba Dinh, em Hanói. Como muitas outras áreas ao redor da cidade, esta região sofreu um forte processo de urbanização. No entanto, graças à sua característica única de estar localizada perto do centro da cidade e de uma região diplomática, a zona gradualmente se tornou uma área residencial da comunidade estrangeira que vive e trabalha no Vietnã. Isso está criando uma grande mudança na aparência e na natureza dos edifícios. Não há apenas casas pequenas, mas também edifícios maiores alternados para receber os recém-chegados. É por isso que edifícios com apartamentos para aluguel estão se tornando muito comuns.
Esse fato trouxe desafios ao projeto. Primeiro, qual é a nova maneira de viver nesse tipo de apartamento para alugar, especialmente nesta área? Em segundo lugar, o projeto deve ser eficaz e realmente estar pronto para uso, pois desempenhará um papel importante na promoção dos negócios.
Com um estrutura coerente, o projeto se organiza a partir de diferentes camadas de espaço, desde espaços públicos, semi-públicos e privativos. A base do edifício inclui o primeiro andar e o mezanino projetados visando ser um lugar para a comunidade.
Do 2º ao 7º andar, existem diferentes tipos de apartamentos. No segundo e terceiro níveis, estão os estúdios de pequeno porte. No 4º andar, estão os estúdios maiores e nos 5º, 6º e 7º pavimentos estão os duplex. A diversificação dos tipos de apartamentos ajuda os hóspedes a escolherem facilmente o espaço mais adequado.
Além dos espaços básicos, como cozinha, sala de jantar, sala de estar, quarto e banheiro, cada apartamento também é projetado com varanda. A varanda é uma combinação de espaço interno e externo, a qual pode ser um espaço relaxante ou de leitura. Se a varanda dos apartamentos na frente for projetada como espaços em expansão, a varanda do apartamento na parte posterior será projetada em balanço. Esses também são os espaços "semi-públicos" - projetados separadamente para cada apartamento, mas que podem ter uso compartilhado pelos vizinhos imediatos, caso desejem. Essas varandas também servem como beirais que protegem o espaço principal do apartamento do impacto direto da luz solar do oeste.
Quanto aos móveis no interior do edifício, procurou-se explorar as habilidades dos artesãos vietnamitas a partir de materiais básicos como granito, ferro e madeira. As curvas estudadas no interior também são expressas fora da fachada, criando uma linguagem distinta em todo o edifício. A nostalgia de uma vila tradicional de flores de Hanói é sutilmente colocada no projeto, de forma que os espaços verdes são maximizados em todo o edifício, da varanda de entrada ao pátio interior, da varanda dos apartamentos ao jardim da cobertura , e até a cor ou o nome de cada apartamento remete à terra histórica!