-
Arquitetos: DF_DC
- Área: 505 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Giorgio Marafioti, Simone Bossi
-
Fabricantes: Glutz, Knauf, Poliform, Stobag, Sunroom
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa individual nas colinas de Comano, uma pequena cidade ao norte de Lugano, na Suíça. O terreno era anteriormente ocupado por vinhedos e está caracterizado por uma forma trapezoidal alongada, que determina o volume. Com as vistas interessantes para o leste e oeste, mas com a restrição de casas adjacentes muito perto na direção norte e sul, a residência é concebida como uma parede habitada. Para evitar o efeito de um volume excessivamente longo e fechado, mas também garantir um nível de privacidade, as elevações são articuladas por uma série de aletas retangulares.
O material de referência utilizado é o concreto armado cinza, reduzido de várias maneiras, dependendo do caso. Os elementos externos são alternados com a antiga técnica "strollato" usada nas aldeias da Lombardia: uma mistura de seixos e cimento finalizados à mão com uma espátula e depois lixados, combinando antigas tradições e novas técnicas de construção.
O térreo ocupa a maior parte disponível do terreno, abrigando a parte principal do projeto: hall, cozinha, oficina e acomodação de hóspedes (com acesso separado), garagem, além de um amplo terraço concebido como uma extensão da sala, tornando-se um espaço intermediário entre o interior e o exterior.
O primeiro pavimento, de dimensões menores, contém os cômodos privativos: três dormitórios com banheiros e a brinquedoteca infantil. A posição assimétrica desse volume em relação ao térreo faz com que a casa pareça menor desde a rua devido ao efeito de perspectiva, enquanto apresenta o sentimento oposto desde a piscina na parte posterior.
Por fim, o subsolo contém a adega, sauna e academia. Os três andares estão conectados por uma escadaria cênica no centro das áreas de estar servindo como ponto focal da família.