-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: By Kamy, Leori, Mansur Vidros, Marcenaria Mionetto, Portobello, Tokstok, Trimble, Yamamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 48,0m² é localizado em um dos bairros mais famosos de São Paulo, em um novo edifico próximo ao metro Bresser-Mooca. Implantado no primeiro andar do edifício, da varanda, pode-se conviver com o dia a dia e movimentação da rua. A principal mudança em relação a planta original foi a mudança da posição da sala de estar/TV com a sala de jantar, com isso, um dos dois quartos originais, foi reduzido para a criação de uma sala de estar/TV mais ampla sendo possível transformar esse quarto em um closet e escritório integrado com o quarto principal. A sacada foi envidraçada e a porta que dava acesso a ela, removida, integrando-a ao resto do apartamento.
Com todas estas intervenções, as áreas comuns do apartamento (lavanderia, cozinha, sala de jantar e sala de TV/estar) ficaram conectas e viraram um espaço único com bastante amplitude, aparentando um apartamento maior do que 50m². Seus jovens proprietários tem em torno de 25 anos são Amantes de yoga, musica, e alimentação saudável; esse foi o espirito que o projeto tentou transmitir ao novo lar do casal. Um espaço arejado e bem iluminado, através da integração de seus espaços para receber amigos e familiares foi o conceito principal do projeto. A sala de TV foi um dos pontos altos do projeto também, já que o casal é amante e filmes e series.
Na parte da cozinha e lavandeira o piso foi feito em porcelanato para melhor higienização desses espaços. O restante do apartamento foi feito em piso laminado para melhor conforto termo acústico. As paredes da cozinha foram revestidas de azulejo branco brilhante com o rejunte escuro para dar um ar moderno ao projeto, sendo mesclado com marcenaria ora escura, ora com padrão amadeirado. Algumas partes do apartamento foram pintadas com um azul petróleo, trazendo um pouco de alegria para o ambiente. Outros elementos como a viga que divide a sala e a varanda foi pintada com cimento queimado destacando uma característica original. A parede onde comporta a televisão também foi pintada em textura de cimento queimado, porem executada em DryWall.
Um dos elementos de destaque do projeto foi a parede com maior metragem da sala, toda revestida de tijolos naturais, trazendo a rusticidade desejada ao apartamento, além do fato desse revestimento, ter alguma relação com uma das series preferias do casal. O design da mesa de jantar feita em formato “U”, com o tampo tem uma continuidade, subindo pela parede lateral e criando uma espécie de teto exclusivo da mesa. Esse elemento é solto em relação ao forro, dando uma leveza a esse elemento. O uso de um pendente com diversas lâmpadas, da mais destaque a esse elemento, quando aceso.