-
Arquitetos: Pía Mendaro
- Área: 100 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Manuel Ocaña
-
Fabricantes: Daikin, MORTEX, Roca, Saunier Duval, Uponor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a casa-estúdio de minha amiga Clara Cebrián. Clara é artista e não gosta de coisas muito desenhadas. Queria algo "como a casa de Ron Weasley", algo que pudesse se adaptar às necessidades que vão aparecendo com o tempo.
O projeto, portanto, deveria oferecer uma base sobre a qual a vida aconteceria e que fosse "quase nada".
Trabalhamos sobre um espaço de cerca de 10 por 10 metros, duas treliças e um telhado de duas águas, uma fachada com duas janelas e uma porta. Para que "quase nada" funcionasse, para o "quase tudo" parecia que nada poderia ser muito atado.
Tínhamos três coisas claras: que o espaço deveria ser entendido como o que era - um quadrado -, que deveríamos utilizar a cozinha que Clara tinha comprado em uma liquidação, e que as calhas deveriam permanecer onde estavam.
Decidimos fazer um "burladero": uma frente para a cozinha (todos querem estar o tempo todo na cozinha), que se transformaria na protagonista útil do espaço e atrás da qual se esconderia o banheiro e a desordem dos armários e instalações. O burladero, que passa por baixo das treliças, permite que se entenda a nave central tal como é, e evita que haja portas que abram diretamente sobre o espaço (especialmente o banheiro).
No processo de pensar onde Clara dormiria, passamos por dormitório móvel, cabana, uma caixa com janelas... Até que decidimos nos desapegar do piso e dar um novo horizonte ao espaço, uma conexão com o exterior necessária para a saúde mental. Isto acabou sendo o marco do projeto: uma plataforma muito leve, semi-pendente, que, por sua vez, sustenta uma pequena elevação da cobertura e permite sair para limpar os vidros. Com tubos redondos de 20mm trabalhando em compressão e suspensão, e 8mm corrugados em tração, desenhamos esta estrutura com Manuel Ocaña. Ela aceita a carga de cinco pessoas, por isso fizemos uma escada com rodas que pode ser escondida: skinny habits.