-
Arquitetos: Studio 804
- Área: 1500 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Corey Gaffer Photography
-
Fabricantes: Dornbracht, AutoDesk, Barney Schwabauer, Bradford White, ConTech Lighting, Convergence Partners, Doolittle Distributing, Dura Flex, Duravit, EXLTUBE, Fantech, GAF, Insulite, Intello, Jim Baker, LIXIL , Lacava, Manko Window Systems, Pella EFCO, Renvu, +10
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Rua 12 tem certificação LEED Platinum e visa um uso zero de energia. O projeto integra estratégias passivas para ventilação e sombreamento, com painéis fotovoltaicos e sistemas mecânicos, elétricos e de canalização de última geração. É a primeira casa inteligente totalmente integrada do Studio 804. Todas as persianas, luzes, aparelhos, aquecimento e ar condicionado comunicam-se entre si e com o proprietário para tornar a vida mais eficiente, responsável e conveniente.
Vidros desobstruídos a leste enchem a casa de luz natural e abrem a vista para uma árvore de carvalho Burr, estimada em quase 400 anos, e para o Brook Creek Park com seus espaços verdes, parques infantis e árvores maduras. A fachada sul se abre para o pátio frontal e é revestida com vidro sinterizado que bloqueia 80% de sol, mas permite que a luz do dia entre na sala de estar. As outras fachadas foram revestidas com vidro no exterior e painéis metálicos isolados R25 para criar uma caixa de vidro contínua.
O lote tem quase o dobro de área em relação aos vizinhos. Com este espaço extra e o bairro de zoneamento certo, uma habitação extra foi adicionada ao programa e pode ser usada para renda por aluguel ou para abrigar um membro da família estendida. É uma unidade totalmente equipada com cozinha, quarto, banheiro e armários. Está localizada atrás da casa principal, é revestida com o mesmo vidro e usa os mesmos materiais que a casa principal.
A característica definidora da sustentabilidade deste projeto é a gestão e conservação da água. Torneiras, chuveiros e sanitários de baixo fluxo foram utilizados para reduzir consideravelmente a quantidade de água consumida pelo proprietário. Todas as torneiras, à exceção de uma, são de tipo "water sense", e um aquecedor de água com bomba de calor do tipo "energy-star" reduz consideravelmente a quantidade de energia e água utilizadas ao longo de todo o projeto. Os aparelhos também estão minimamente distanciados dos aquecedores de água para reduzir a perda de calor.
Todas as águas pluviais são geridas no local. Ela é coletada dos telhados e passa por tubulações subterrâneas que fluem para plantações nativas do Kansas que reduzem a manutenção e a necessidade de água. Um caminho de entrada permeável feito de concreto triturado reciclado permite que a água seja absorvida no subsolo do terreno. A propriedade está localizada em uma planície de inundação, por isso o muro de contenção permeável desenhado sob medida foi soldado com uma tela de aço que evita bloquear o fluxo de água no caso de um evento catastrófico e cumprir com os requisitos FEMA.
Manter a casa principal elevada em relação à média, mas ainda sim acessível, foi um desafio solucionado por uma rampa a partir de uma plataforma de concreto no perímetro do caminho até a casa. Isto demandou que o caminho de entrada fosse elevado e apoiado sobre o muro de contenção. Os edifícios são caixas de vidro modernas e flutuantes que não só respondem ao ambiente circundante, mas usam características naturais disponíveis para criar um projeto LEED Platinum com conservação de água, eficiência energética e certificado pelo USGBC.