-
Arquitetos: Rojkind Arquitectos
- Área: 338 m²
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Amanali está localizada a 40 minutos ao norte da Cidade do México, em um empreendimento residencial próximo à cidade de Tepeji del Río (dos náhuatl, “penhascos” do rio). Esta pequena cidade está localizada no que antigamente era a rota do histórico Caminho Real para Querétaro e, nos tempos coloniais, um lugar onde os viajantes da capital, que seguiam para o norte, paravam para descansar. Agora, a cidade de Tepeji del Río se desenvolveu como um lugar tranquilo para veraneio e descanso destinado aos moradores da Cidade do México e Querétaro, que desfrutam de seu clima ameno e acesso à atividades aquáticas na barragem de Requena.
A casa foi concebida como um abrigo de finais de semana permitindo o desfrute ao ar livre sem barreiras definidas entre interior e exterior. Em vez de sair de casa para o jardim, o jardim se torna parte da casa e vice-versa.
Todas as circulações foram mantidas ao ar livre. O terreno é semi-retangular e desce até o campo de golfe oferecendo vistas da barragem e das montanhas distantes.
Cinco volumes prismáticos ou "penhascos" compõem a casa e são cobertos com uma pedra local de cor escura e textura porosa. Os volumes abrigam, respectivamente, a sala de estar, a sala de jantar da cozinha e os dormitórios que são conectados um ao outro por um corredor externo sinuoso. A casa é descoberta gradualmente à medida que se desce do nível da rua através do "beco" que confere ao complexo a sensação de uma antiga cidade montanhosa.
Cada volume se comunica com o exterior por meio de grandes aberturas envidraçadas montadas em estruturas retráteis e dão acesso a seu próprio pátio ou terraço privativo, cercado por vegetação resistente à seca. O passeio pela casa culmina com a abertura novamente para vistas distantes acessíveis a partir do nível mais baixo do terreno onde estão localizados um jardim e a piscina.
As paredes de pedra funcionam como coletores térmicos que retêm o calor do sol durante o dia e o liberam à noite. A temperatura durante o dia é regulada por ventilação cruzada natural. Todos os materiais são locais e a vegetação nativa da região.