-
Arquitetos: Atelier M+A
- Área: 678 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Masaki Harimoto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em um bairro residencial tranquilo entre a Orchard Road, a sofisticada rua comercial de Singapura e o Patrimônio Mundial da UNESCO, o jardim botânico de Singapura. O planejamento da casa foi iniciado pela exigência do cliente de ter uma galeria privada que exibisse sua coleção de arte. Como os convidados seriam recebidos para ver a coleção de arte, a galeria deveria ser separada dos outros espaços privados.
Um pavilhão de vidro adjacente à estrutura principal serve como entrada para criar uma sensação formal de chegada. É também um espaço de transição onde a circulação se divide entre convidados e familiares. Os hóspedes se deslocam diretamente para a galeria ao lado da entrada, enquanto os membros da família seguem pela escada até a sala e os dormitórios nos andares superiores. Para aproveitar o terreno elevado com vista para a cidade, o segundo andar da sala é o Piano Nobile da casa.
Um terraço em balanço se estende da sala de estar para fornecer um espaço ao ar livre com vegetação criando um jardim no nível do solo. A sala de estar é um espaço de volume duplo em forma de "L" com uma escada cruzando-o para conectar o terceiro andar ao terraço acima. A residência é classificada como casa geminada, uma das tipologias de construção mais comuns em Singapura, que compartilha uma parede comum com o vizinho. Como a parede comum não permite aberturas, um pátio interno central é inserido para trazer luz natural e ventilação. Ao redor do pátio, pode-se apreciar o movimento da natureza, como o sol, as nuvens, a chuva, as árvores, bem como o movimento e a interação entre a família.
Para proteger do sol e da chuva tropical a um grau ao norte da linha do equador, os brises de alumínio com perfil triangular são instalados nas aberturas de vidro da entrada e da sala de estar. A circulação múltipla, incluindo três escadas, e o entrelaçamento do pátio e os terraços, criam o "promenade" arquitetônico, onde se vagueia livremente, com vistas em constante mudança dentro da casa.