-
Arquitetos: FESCH Beijing
- Área: 44 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ruijing Photo, Daisuke Matsumoto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado numa Zayuan de uma cidade antiga em Pequim. A Zayuan se desenvolveu a partir de uma forma de arquitetura tradicional chinesa chamada Siheyuan. A relação entre o pátio central e os espaços circundantes nesta tipologia mudou durante o tempo devido às reconstruções repetidas e ao aumento da densidade populacional. Assim, agora funciona apenas como uma passagem pública que conecta as residências fechadas.
O projeto está centrado no restauro de uma habitação, reconstrução das relações entre os ambientes e o entorno caótico da Zayuan, assim como a remodelação das relações primitivas entre o pátio e os espaços habitáveis.
Foi inserido um pátio retangular, com orientação norte-sul, no qual as paredes perimetrais, leste e oeste, estão cobertas por alvenaria cinza. A parte da casa que fica coberta gera a sensação de estar no pátio.
O banheiro e o depósito foram localizados num espaço no lado leste da casa. Em cima deste espaço, encontra-se o dormitório, que é acessado por uma escada.
A partir de uma abertura num lado do dormitório, é possível ver o entorno, criando uma experiência inesperada para desfrutar do caótico exterior desde um espaço tranquilo e privado.