-
Arquitetos: Resolution: 4 Architecture
- Área: 464 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Eric Soltan Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova construção, uma casa com cinco pavimentos, abriga uma jovem família de quatro pessoas. A fachada combina tijolos com a paisagem vizinha, uma tela de chuva de cedro e painéis de alumínio preto. Manter uma conexão entre interior e exterior era importante para os clientes, portanto, apesar do lote estreito de 7 metros, cada andar se abre para espaços externos. Simultaneamente, manter um nível confortável de privacidade da rua e dos vizinhos também foi fundamental.
O nível do jardim abriga um hall, um quarto de hóspedes e sala de jogos que se abrem para o quintal, onde os elementos cerâmicos de grama criam um gramado sem manutenção e as jardineiras de bambu e aço proporcionam privacidade. Subindo a escada externa, uma parede de água penetra dos vizinhos no terraço para refeições, que se abre para o espaço de estar com pé-direito duplo no nível principal.
Um sofá personalizado é ladeado por um aquário que abriga os peixes de água salgada do proprietário, definindo a sala de estar. Em frente ao sofá, estantes de aço preto guardam os equipamentos de mídia e uma lareira. Uma parede de armários personalizados une os espaços, fornecendo armazenamento e se estendendo até o nível do mezanino para criar um outro sofá. Uma ilha branca curva de Corian fica no nível principal e inclui uma banqueta de café da manhã em uma das extremidades.
Em um esforço para fazer com que a vida vertical pareça natural, uma escada aberta, feita de madeira estrutural Parallam, une os níveis. Os degraus envolvem uma parede preta revestida de aço que percorre todos os cinco andares como um espeto. A abertura da escada permite que a luz, o ar e o som passem entre os andares, e os patamares fazem parte dos espaços da casa, melhorando a conectividade entre os níveis.
O mezanino se abre para a área de estar abaixo e para uma varanda de frente para a rua, envolta em ripas de cedro para maior privacidade. Um escritório escondido recebe uma mesa embutida olhando pela janela do canto. No terceiro andar, os quartos de duas crianças têm grandes janelas voltadas para o sul, enquanto o quarto principal se abre para uma varanda privativa no lado norte com portas de vidro deslizantes.
No piso superior, que serve como estúdio de arte, a fachada se recua para preservar a linha da cornija da rua. Esse recuo cria terraços em ambos os lados do estúdio e ajuda a manter a privacidade. Uma sólida parede de parapeito protege as linhas de visão da rua e dos vizinhos sem inibir as vistas para o Park Slope.
Janelas operáveis por toda parte e a escada aberta permitem ventilação cruzada. Incorporar muitas vidraças levanta questões sobre eficiência energética, em resposta, o aquecimento radiante aquece com eficiência toda a casa e é dividido em várias zonas, o que permite que os níveis que nem sempre estão em uso sejam controlados separadamente. O EIFS (sistema de isolamento e acabamento externo) e os painéis metálicos isolados fornecem isolamento contínuo na envolvente do edifício, ajudando a reduzir as cargas de aquecimento e resfriamento. Um dossel solar protege o terraço superior e ajuda a compensar as cargas elétricas da casa. Além disso, a luz do dia atende às necessidades de iluminação na maioria dos dias, e toda a iluminação é LED, ajudando a diminuir o uso de eletricidade. Nos terraços, os revestimentos de cores claras ajudam a minimizar o efeito da ilha de calor.