-
Arquitetos: Grafton Architects
- Área: 45000 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Frederico Brunetti
-
Fabricantes: Faram, Fiandre, Marini Marmi, Permasteelisa, UNICAL / SCC concrete (self compacting concrete)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Premiada com o Prêmio Mundial de Construção do Ano de 2008, a Universidade Luigi Bocconi é considerada um grande mercado ou local de troca. O salão do edifício atua como um filtro entre a cidade e a universidade.
O extremo norte do local fica de frente para a artéria da Viale Bligny, com o barulho de bondes, de ônibus, o tráfego geral e transeuntes. Ele aborda a vida urbana pulsante de Milão, se entrelaça na malha da cidade. Essa fachada se torna a oportunidade arquitetônica de ter uma 'janela' para Milão, uma imagem memorável para confirmar a importante contribuição cultural que a Universidade Bocconi desempenha na vida desta cidade. Por esse motivo, o espaço público da aula magna ocupa essa fachada, afirmando uma presença simbólica e um registro do status de prestígio da Universidade.
O edifício fica afastado das bordas da Viale Bligny e da Via Roentgen para criar um espaço público de 18 x 90 m inspirado no espaço à frente do Hospital Maggiore. Esse novo gesto profundo do espaço chega à cidade e atrai o visitante para o coração do interior. Esse espaço público continua dentro do edifício, trazendo consigo sua superfície de pedra, o piso da cidade.
Para fazer esse grande local de troca, pensamos nos escritórios de pesquisa como feixes de espaço, suspensos para formar um grande dossel que filtra a luz a todos os níveis. Os escritórios formam uma paisagem habitável na cobertura. Este dossel flutuante permite que o espaço da cidade se sobreponha à vida da universidade e que os espaços públicos internos e externos se fundam.
Espacialmente, a acomodação subterrânea é sólida, densa e esculpida. Tentamos estabelecer uma continuidade entre a "paisagem" da cidade e a "paisagem criada" desse subsolo.
A parede externa da Aula Magna submersa atinge toda a altura do edifício, com os escritórios no nível superior que habitam sua paisagem / sótão. Todo o volume e a escala desta grande sala ficam diretamente na beira da rua e é a âncora da totalidade do edifício.