- Área: 940 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 3V está localizada em um bairro ajardinado de São Paulo, construído em uma antiga área de várzea. Esta condição nos levou à solução de elevar levemente o terreno da propriedade e seu jardim em relação ao nível da rua, protegendo-a das inundações a que esta área está sujeita.
O programa do térreo é distribuído sob um pórtico de concreto exposto com uma extensão de 17,5 metros. Sob ele, um único volume opaco contém a cozinha, a despensa, o banheiro e o corredor da escada, dando acesso aos andares superior e inferior. As áreas sociais internas, as salas de estar e de jantar, são fechadas por duas portas de vidro deslizantes, que podem ser completamente embutidas nas paredes, transformando a sala em um imenso terraço que se conecta aos jardins da frente e de trás da casa.
Com essa transparência, a identidade material entre o concreto e as paredes de pedra que definem os limites entre a frente e a parte de trás da trama fica perfeitamente clara: as paredes externas feitas de faixas horizontais de pedra bruta reverberam com o alinhamento das placas de madeira impressas (do molde) na superfície do concreto.
O pórtico foi viabilizado através de uma estrutura mista de aço e concreto. Como parte dessa estrutura está oculta pela caixa de madeira que marca o piso superior, a largura aparente dessa laje é semelhante às paredes laterais, oferecendo uma incrível leveza a essa estrutura. O piso inferior inclui garagem, áreas de serviço, adega, oficina e academia, com janelas que dão para o lado da piscina, sugerindo uma relação entre os usos ativo e de lazer da casa.
Os quartos e seus anexos no primeiro andar são protegidos uniformemente por painéis de madeira, presentes em todas as fachadas de volume. Desta forma, os diferentes usos (quartos, escritórios, banheiros e armários) são salvaguardados por um tratamento de fachada. A verticalidade das tiras finas de madeira oferece um contraponto às marcas horizontais do concreto exposto. O segundo andar é um pequeno volume de recuo, que fica no topo do jardim do terraço que cobre a casa. Lá, no ponto mais alto, pode-se ver a paisagem das planícies ao redor do rio Pinheiros.