-
Arquitetos: Patricia Troster Rodrigues Alves
- Área: 573 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Henry Nakayama
-
Fabricantes: Alexandre Brito, Ecoconcreto, Fibravan, Jmar, Lajes Paulista, Marcenaria Sadi, Marmoraria Capuava, Pauliter, Pedras Bandeirantes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ibinamoa, em tupi guarani, significa terra de estrangeiro. De fato, o cliente é escocês e tem um apego especial por sua coleção de livros. Assim o projeto procurou inspiração no sítio em que se encontra - com face norte e vista excepcional para a serra da Mantiqueira - sendo a biblioteca protagonista no agenciamento dos espaços.
Como que desafiando o concreto, optamos por uma forma leve, que traz a impressão de apenas pousar no terreno e que se adapta a sua topografia. Buscamos uma casa a um tempo acolhedora e que maximizasse a vista. A casa apresenta uma forma longitudinal com vasta extensão de vidro e terraços que tornam a relação interior/exterior mais fluída.
Sua implantação permitiu o acesso direto ao jardim dos dois pavimentos da casa. No interior, os materiais adotados também buscam a simplicidade e a valorização do concreto aparente. A escada de estrutura independente persegue a mesma idéia de celebrar simultaneamente o concreto e a leveza.