-
Arquitetos: Segond-Guyon Architectes
- Área: 1775 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Studio Erick Saillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se na residência do Embaixador Francês no Gana. O carácter excepcional deste local é marcado pelo valor arquitetônico do edifício existente, uma arquitetura colonial rara dos anos 50, e pela qualidade territorial do parque de três hectares. A linguagem do novo edifício inspira-se destes dois elementos do contexto.
A nova embaixada foi concebida como uma arquitetura sóbria e compacta. Os volumes, perfurados por dois pátios, sobrepõem-se racionalmente para compor uma entidade coerente. A relação entre o projeto e o edifício existente é reforçada pelo uso de particularidades similares como as palas (lâminas horizontais) e as varandas. As lâminas horizontais criam passagens cobertas ao longo do edifício. O ritmo das fachadas reflete a organização espacial interior do edifício, assim como o ritmo dos espaços. A sistematização do módulo de fachada como base da trama do edifício atribui um carácter modular global aos espaços.
A fachada lisa, brilhante e com dobras sutis reflete a envolvente próxima e reage à luz natural: a fachada muda de cor ao longo do dia. A composição da fachada é composta de tramas opacas, com painéis pré-fabricados que cobrem o isolamento exterior e de tramas de “vazio”, marcadas por janelas com caixilharias em madeira local. O solo interior é revestido de terrazzo e o pé direito duplo da zona da recepção é valorizado pelo padrão geométrico do pavimento em terrazzo.