-
Arquitetos: Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura
- Área: 34 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sandra Pereznieto
-
Fabricantes: Basaltex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetamos um protótipo com um novo tipo de concreto e experimentamos a materialidade para que fosse durável, maleável e quase livre de manutenção. A estação abriga os fornos para a combustão de resíduos sólidos em diferentes portos e aeroportos nacionais do México.
Encontrar um nome adequado para o projeto foi parte integrante do processo conceitual: o termo "estação" evoca a replicabilidade e ordem de um laboratório espacial e o movimento logístico em torno de uma estação de trem.
A estação se torna uma máquina habitável que, em seu layout redondo, não apenas abriga um espaço de trabalho agradável, mas cria uma relação significativa entre o operador e seu trabalho. Além de encomendar tarefas, transformou radicalmente a maneira como essas instalações costumavam operar.
O principal desafio desse projeto era que o cliente desejava peças pré-fabricadas e que se adaptasse a uma ampla variedade de climas: uma selva, um deserto. As paredes e o forro da estação podem ser instalados em alguns dias. O protótipo completo é construído em 4 semanas, adapta-se de acordo com as condições específicas do terreno.
A estação garante um espaço seguro, funcional, confortável, modular, icônico e exportável.