-
Arquitetos: Piacesi Arquitetos Associados
- Área: 134 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gustavo Xavier, Jomar Bragança
-
Fabricantes: ACT 3D, Adobe, Arcelor Mittal, AutoDesk, Balcony, Coral, Ozônio, Preall, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Simplicidade e minimalismo. Esse é o conceito que permeia o espaço assinado pelo Arquiteto Júnior Piacesi na 25ª edição da CasaCor Minas. Inspirado na arquitetura simplista do Japão e de outros lugares do mundo, aliado à cultura em ascensão de detox digital, para pensar no Refúgio. Acredita-se que contato com a natureza e a leveza através da arquitetura transformam vidas. Por isso, tanto o ambiente interno quanto externo respira minimalismo e a brisa da floresta de eucaliptos que se faz ao redor da casa.
Na busca de referências do espaço, o arquiteto planejou diferentes propostas para atender a quem procura por conexão com a alma, a natureza e a praticidade. Em 134m², sendo 57m² de área interna, o refúgio é projetado sobre estruturas metálicas e envolto por uma floresta de eucaliptos, suspenso a seis metros do chão e com acesso através de uma rampa que leva o visitante para o ambiente através de um caminho dentre as árvores. Foi possível adequar a arquitetura à contemporaneidade, deixando um marcante traço autoral.
O Refúgio é revestido externamente por espelhos, como elemento de envidraçamento que mimetiza a construção, dando a sensação de multiplicação da floresta; vidro, que conecta o interior com a natureza do entorno; e uma tela tensionada microclimática, que além de sustentável, possibilita um fechamento em curva sem perder a transparência. Vidro, aço, concreto, couro e seixos compõem o portfólio de materiais utilizados, criando uma harmoniosa atmosfera de ligação da casa com a natureza.
Foi pensado em um ambiente que pudesse ser construído a qualquer momento por qualquer pessoa. O espaço reduzido e bem planejado permite o baixo custo de execução do espaço, além da escolha metálica que agiliza o processo e o torna mais sustentável, com um menor volume de entulho. Acessível, com grandes aberturas e circulação ampla, possibilita que qualquer pessoa possa utilizar o espaço com pequenas alterações. O design e a arquitetura são aliados neste projeto, que conta com uma arquitetura desenhada pensando em cada detalhe e funcionalidade.
"O intuito foi, realmente, trazer conceito e lifestyle que
abraçassem a natureza, dando luz a um universo menos
digital e mais tranquilo. Um verdadeiro refúgio"
Junior Piacesi