-
Arquitetos: Segond-Guyon Architectes
- Área: 7000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Studio Erick Saillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objeto do projeto de renovação e extensão do Liceu Théodor Monod em Nouakchott, Mauritânia, foi o aumento da capacidade de acolhimento do estabelecimento relativo ao número de alunos e melhorar as condições de trabalho dos estudantes e professores. A escola primária foi posicionada nos edifícios existentes. O liceu e administração implantaram-se em construções novas no mesmo terreno.
O projeto resulta dum trabalho de composição dos vazios e das circulações como ligação ao contexto, construído ou natural, o que resulta numa relação harmoniosa com os edifícios existentes, da autoria do arquitecto francês André Ravereau (1919-2017).
A orientação e tipologia dos edifícios foram concebidas tendo em conta a trajetória solar e direção predominante do vento (Leste-Oeste) sentida todos os fins de tarde. Esta brisa de fim do dia garante uma boa ventilação transversal e um reajuste natural das temperaturas.
Uma atenção particular foi dada à protecção solar. Todas as janelas beneficiam de uma protecção solar exterior, garantida por lâminas verticais ou horizontais, palas, ou pela sombra projectada por outros edifícios.
O tratamento térmico dos edifícios é um sujeito primordial para limitar o sobreaquecimento dos espaços. O uso de fachadas ventiladas reduz a transmissão térmica dos raios solares pela ventilação da caixa-de-ar. Esta técnica engenhosa adapta-se perfeitamente ao contexto climático desértico de Nouakchott.
O edifício é composto de um embasamento em pedras locais da zona de Atar.