-
Arquitetos: Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
- Área: 200 m²
- Ano: 1978
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa está implantada em um terreno plano e tem a forma de um retângulo simples, dividido em áreas social e intima. No entanto, essa divisão espacial tem mais caráter organizacional e funcional, do que presença formal. A casa é na verdade um pavilhão único, com telhado em duas águas. Com paredes de divisão interna que não tocam a estrutura do telhado e com volumes internos soltos - o telhado parece flutuar de maneira independente. Algumas das paredes se dissolvem em formas sinuosas, reforçando a sensação de pequeno pavilhão.
A sala está integrada à varanda através de duas grandes portas-janelas e de janelas unidas formando um único elemento - que transporta o olhar de dentro para fora e vice-versa. A integração com a cozinha se dá através de um balcão. A cozinha por sua vez dá acesso à uma varanda/área de serviço linear, que acompanha toda essa extremidade da casa, e que também permite acesso externo à parte íntima.
Os materiais utilizados são simples, como o tijolo pintado de branco nas paredes e o tijolo em cor natural/barro no piso. Parte das tubulações hidráulicas são aparentes. O rodaforro (onde há forro) é feito de corda, e a cor laranja é empregada de forma cuidadosa. Pequenos detalhes que se somam ao pavilhão com planta orgânica, fazendo dessa casa uma casa de praia singular e despojada.