-
Arquitetos: Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
- Área: 230 m²
- Ano: 1988
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é composta por três diferentes blocos - social/banheiros/dormitórios - sendo que cada um deles está assentado em um nível diferente do terreno (em aclive). O bloco social é o maior e é o único deles dividido em dois níveis. É formado por uma porção aberta, com uma grande varanda; e uma porção interna, com salas e cozinha. Os dois diferentes níveis desse bloco estão integrados por duas escadas paralelas (uma interna e outra externa), e as duas diferentes porções (aberta e fechada) estão ligadas por patamares. Desta forma, os espaços funcionam bem quando integrados (se as portas venezianas estão abertas) ou separadamente (se as portas venezianas estão fechadas).
O percurso pela escada externa leva ao segundo bloco, dos banheiros. Cada banheiro está de um lado da circulação e ambos contam com pia externa, possibilitando um fluxo de uso mais acessível, desejado em uma casa de praia. Nesse volume dos banheiros já se fazem presentes os elementos vazados, com tijolos sobrepostos formando diferentes desenhos, que auxiliam na ventilação e no conforto geral da casa. O percurso da escada-corredor termina no último bloco, em um corredor transversal, que faz a distribuição para os quatro dormitórios; mais uma vez os elementos vazados estão presentes - iluminando e ventilando o corredor dos dormitórios. Os quatro dormitórios são distribuídos paralelamente e abrem portas-janelas para uma varanda nos fundos do terreno.
Funcional, ventilada, com amplas varandas (que são o coração da casa) e fazendo uso de materiais simples - esse projeto teve grande influência da Casa Lagoinha, do arquiteto Carlos Millan, frequentada à época pelo arquiteto Gianfranco Vannucchi.