-
Arquitetos: Centro Cero
- Área: 180 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Diego Medina
-
Fabricantes: De las Misiones, ITAR, Master Gas, Punto y Toma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no Partido da Costa, província de Buenos Aires, no bairro Senderos IV, na Costa Esmeralda, um condomínio privativo desenvolvido entre a Rota 11 e a costa marítima de Buenos Aires. A casa é implantada em um terreno com uma ligeira inclinação ascendente e cercado por uma densa floresta de pinheiros.
Ao contrário dos demais projetos construídos pelo escritório na Costa Esmeralda, esta é uma casa de uso permanente, projetada para aproveitar a vida cotidiana, com um espaço de ateliê solicitado pelos moradores.
Vidro, concreto e madeira são os principais materiais que lhe conferem uma estética contemporânea e despojada. O concreto aparente resolve a estrutura e o invólucro, gerando continuidade, solidez e baixa manutenção do material. Em direção ao pátio, as colunas são perfis metálicos, promovendo a continuidade visual em conjunto com as grandes janelas. As divisões interiores são de alvenaria, as portas vão do chão ao teto e os móveis são definidos para trazer calidez ao todo.
Projetada em um único nível, a casa se abre em forma de "U" com um pátio central que permite a entrada de luz do norte ao integrar a floresta. Dessa forma, a área social, as circulações e o ateliê se voltam para este pátio com grandes janelas. A proposta, nesse sentido, era preencher os espaços interiores com luz natural, sem obstáculos visuais em direção à floresta, enquanto no perímetro as aberturas são pontuais, reforçando a permeabilidade em direção ao pátio.
A galeria semi-coberta e o acesso, por sua vez, são criados como subtrações do volume, integrando a planta como espaços intermediários de transição. Ao sul, o espaço intermediário passa a ser iluminado e integrado ao interior pela continuidade da laje de concreto e da grande janela de acesso. Ao norte, torna-se uma galeria, continuando o visual pela janela e pela laje, filtrando a relação da sala de jantar com o parque.
Enquanto isso, o ambiente semi-coberto e o principal são transformados em um espaço único. Em épocas de altas temperaturas, as esquadrias se abrem completamente, integrando o pátio interno, transformando a área social em uma grande área semi-coberta que inclui cozinha, sala de jantar, sala de estar e churrasqueira.