-
Arquitetos: Bender Freiberg Arquitectos
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Decca, Hormigones Terra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos arredores da cidade de Córdoba, implantada em grande parte com uma ladeira descendente voltada para noroeste, a casa se abre em direção às Serras Chicas. A premissa fundamental do projeto: alcançar um plano horizontal que intervenha o mínimo possível na topografia natural da encosta.
Da rua só se aprecia a paisagem, a casa permanece escondida. Suas paredes emergem do chão com o telhado sendo o protagonista. Uma escada externa atua como entrada principal e desce até um pátio central seco que organiza a chegada ao interior. A piscina, transbordando em direção ao horizonte, é o fim do eixo de acesso.
Na direção perpendicular, como parte fundamental do programa que inclui moradia e trabalho, um volume principal foi projetado e outro que funciona como uma churrasqueira-ateliê, foi situado no lado oposto do terreno. Ambos os volumes protegem o pátio dos ventos, criando um microclima específico e incorporando esse espaço à vida familiar.
As esquadrias da fachada, com possibilidade de abertura completa, permitem uma conexão entre o interior e o exterior por meio do pátio, gerando o conceito de casa-galeria.
Em direção ao sul, uma entrada de nível veicular, confortável o suficiente em relação à encosta, bloqueia essa fachada das chuvas mais intensas.
A planta social, constituída em um ambiente único de 7 x 23 metros, está localizada um nível abaixo da rua principal, favorecendo uma vida mais íntima sob todos os ângulos. Os dormitórios estão dispostos no subsolo, que é acessado por uma escada do andar social, quase como "acesso a uma caverna", nas palavras dos autores. Ser enterrado cria um clima confortável.
Estruturalmente, há uma sucessão de saliências invertidas. A parede funciona como uma grande viga em balanço ao sul, sobre a galeria do subsolo e como outro balanço ao norte, entre sala de estar e piscina, liberando a área das colunas e permitindo melhores vistas.
Em termos de materialidade, para obter calidez no interior e manutenção mínima no exterior, o concreto foi utilizado nas paredes, a pedra nos pisos e a madeira no setor de estar.