-
Arquitetos: MAT Office
- Área: 100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kangshuo Tang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A instalação “Bonfire” está localizada em um terreno vazio utilizado para fazer churrascos no Xichong Resort, Dapeng New District, cidade de Shenzhen. O local é cercado por árvores exuberantes, com o mar e uma bela praia ao sul. Este local para churrasco é composto por dezenas de mesas redondas/quadradas, a característica de sua homogeneização, repetição e integração, que poderia representar perfeitamente a abordagem "coletiva" da era da economia planejada na China. No entanto, esse comportamento de consumo, que é uma reprodução em larga escala, também é uma espécie de continuação subconsciente do comportamento coletivo e um eco inexplicável do mundo ideal sob a crise cultural formada pela sociedade de consumo rápida e inquieta.
Na rede social de hoje, o relacionamento entre indivíduo e coletivo está agora remodelando o espaço cognitivo das pessoas, o "indivíduo" anônimo enfrenta constantemente a possibilidade de alienação, enquanto a ideia de "coletivo" foi redefinida com essas transições. O trabalho "Bonfire" está tentando romper com o layout original do local e se voltar para uma conexão e reorganização do estilo livre, de modo a criar um espaço "coletivo" favorecido pela instalação no local.
O trabalho “Bonfire” anunciou o nascimento deste novo “coletivo”. Na floresta à beira-mar, construímos uma instalação espacial contínua com base no layout original da churrasqueira, a imagem da fogueira parece um dos primeiros símbolos de "coletivo" na sociedade humana; pode ser a prova de “presença” para o coletivo passado e também pode ser concebida como a projeção espacial do instante “coletivo” no presente.
A instalação cria um espaço público interessante com o quadro contínuo de andaimes amarelos e spray colorido no chão; convertendo o local de churrasco abandonado e monótono em um playground vibrante. O material elástico continua vibrando sob a influência da brisa do mar, como se quisesse declarar a passagem do tempo e a presença do coletivo. Quando a noite cai, o conjunto de fogos amarelos na floresta ao anoitecer parece transmitir a história do círculo da atividade humana.
Esta instalação é uma obra de arte do MAT Office entregue à UABB (Shenzhen) XICHONG SUB-VENUE de 2019; e o tópico em exibição é "era pós-coletiva". A obra foi concebida em 30 dias, 7 dias de instalação no local e durou os 90 dias da bienal.