-
Arquitetos: felix - paál
- Área: 110 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, BG 27 Galeria, Botteh, Brastemp, Celite Metais, Celso Orsini, Comavi, Deca, Labluz, Ladrilhos Saltense, Luisa Bianchetti, Pedra de Esquina, Pial Plus, Robson, Roca, Saint-Gobain, Tintas Coral, Tramontina, Traço Final, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondido em um simpático edifício de arquitetura modernista dos anos 50, esse apartamento foi encontrado no centro da cidade pelo cliente após quase 1 ano de busca. O apartamento precisava ser colocado abaixo por questões técnicas e pela própria necessidade do cliente.
A estratégia adotada pelo escritório foi de unir o núcleo hidráulico em um bloco solto no meio do apartamento para permitir que houvesse a livre circulação ao redor dele. Algumas surpresas estruturais modificaram o partido inicial, mas por meio do banheiro da suite essa fluidez se da d forma orgânica. Nessa revisão hidraulica, a antiga cozinha virou area de serviço – cozinha essa que virou um elemento de marcenaria solto na sala; e a antiga area de serviço virou um terraço privativo que privilegia os curiosos elementos vazados. O terraço original integrou-se à sala que ganhou um outro comodo com a abertura dos Segundo quarto.
Tentou-se recuperar todos os acabamentos originais como o taco de carvalho e onde não foi possível, utilizou-se o ladrilho hidraulico em 3 cores bastante distintas que ora aparecem no piso, ora no frontão da cozinha trazendo um ar mais artesanal e descontraido para esses espaços. Os caixilhos são os originais que foram restaurados e os vidros substituidos pelos vidros canelados que fazem parte do projeto original do edifício.