-
Arquitetos: Flavia Torres Arquitetura, Marina Portolano Arquitetura
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: AutoDesk, Baraúna, Brasipiso, Carbono, Cubas de Inox, Deca Easy, Decorart, Estúdio Bola, Google, Le Grand, Ovo, Projeto de pedra, REKA, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para abrigar a vida dos novos moradores, alterações de layout precisas foram sugeridas: aumentar e melhorar a sala de estar, repensar o uso da área externa e reorganizar as áreas de serviço e cozinha.
Além disso, a escolha da materialidade do ambiente foi outra frente fundamental para criar um espaço sensível ao uso diário dos moradores. A investigação por poucos materiais que valorizassem o uso de cada um dos espaços e promovessem, ao mesmo tempo, uma unidade de linguagem nos levou a escolher a madeira para elementos verticais, como estantes e armários, e o cimento queimado como elemento horizontal, no piso.
Outro material que gera um marco visual importante no ambiente é o uso do mármore, pontualmente, na bancada da cozinha. A bancada dialoga com a sala, mas seu uso está voltado para a cozinha, facilitando uma conexão generosa entre esses dois ambientes, sem deixar de delimitar cada espacialidade.
O hall de entrada recebeu simples intervenção com pintura verde na escada e no guarda-corpo, que já eram existentes, e na parede adjacente a eles, mesclando-os em uma só unidade.
Valorizar a relação dos moradores com a área externa foi outra proposta fundamental ao projeto. O piso em deck de madeira e a escolha de mobiliários que promovem a qualidade da permanência na área externa buscam incluir o seu uso no cotidiano e valorizar a vista do entorno.