-
Arquitetos: sanahuja&partners
- Área: 432 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joan Guillamat
-
Fabricantes: AutoDesk, Lumion, NAOMI, Roca, Royal Botania, Tres, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência unifamiliar isolada localizada em em um enclave paisagístico na região de La Plana Alta, no interior de Castellón. Os proprietários, um casal estrangeiro, queriam uma casa que pudesse ser integrada ao seu ambiente natural, adaptando-a à topografia natural do terreno, aproveitando as partes planas do lote e, por outro lado, queriam que fosse autossuficiente e com um consumo mínimo de energia.
Por ser uma casa de uso sazonal, uma premissa fundamental foi a questão da segurança, para a qual foram projetadas treliças de ferro, fixas em alguns casos e móveis em outros, o que se tornaria uma das peculiaridades da casa junto com as paredes de alvenaria de pedra. Estes dois elementos, juntamente com o aço Corten, são o que dão à casa o seu carácter. A casa se compõe de três módulos, dois destinados à residência e um outro destinado à garagem-churrasqueira. O programa da casa se desenvolve em um único pavimento, um módulo onde se encontra a área de uso diurno, como salas de estar e jantar, além da cozinha, um lavabo e uma lavanderia, e um módulo noturno, onde encontram-se três dormitórios com dois banheiros e uma suíte com seu banheiro e closet.
Em relação à materialidade da casa, buscou-se utilizar materiais nobres e típicos das residências do entorno, mas dando um toque contemporâneo ao combiná-los de forma pura. A pedra nas paredes, o aço Corten, a madeira, o concreto aparente e o vidro são os principais materiais utilizados.