-
Arquitetos: Park + Associates
- Ano: 2018
-
Fotografias:Studio Periphery
-
Fabricantes: Bravat, Duravit, FormaLighting, Geberit, Gessi, JEE-O, KStone, Kawajun, Legrand, Legrand / Bticino, Netzach Veneers, Rice Fields, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o objetivo de criar uma casa para uma família de cinco integrantes, a encomenda do projeto refletia a identidade da família, privilegiar a interação interna, proporcionando ambientes que possam ser compartilhados por todos. Por essa razão, o intuito foi promover uma porosidade visual generosa através, e entre os espaços no interior da casa. Isso naturalmente resultou em uma abordagem volumétrica, que interpreta o briefing do cliente, ao mesmo tempo, em que os espaços íntimos, e necessariamente privados, foram mantidos.
A entrada principal da casa é alcançada através de uma série de degraus de granito. O uso deliberado da pedra fundamenta a experiência do acesso, criando um caminho que leva do pavimento inferior, da garagem de veículos, até os principais espaços habitáveis. Com essa estratégia, as diferenças de nível exigidas pelos requisitos legais da legislação local, foram mitigadas.
Ao se afastar do modelo convencional de construção, com pavimentos conectados por um núcleo central, nos esforçamos para desafiar, a nós mesmos, na criação de uma experiência em camadas, atravessando vários níveis distintos. Através deste exercício, superamos a condicionante do terreno estreito, criando espaços elevados e cheios de luz. Ao lidar com essa restrição do local, o exterior, com volumes retilíneos e sólidos, dificilmente retrataria que caminhar pelos espaços internos seria uma aventura divertida e interminável. A experiência espacial prolongada recebe os moradores e visitantes da casa, com uma série de pequenas surpresas internas.
Os diferentes volumes dos ambientes, desde a sala de estar com pé direito duplo, às escadas estreitas que levam ao mezanino; e aos guarda-corpos que facilitam as conexões visuais de e para os pavimentos, permitem que cada um, perceba o próprio corpo em relação à escala de cada ambiente. Essa foi uma conquista importante para o projeto, pois sempre nos esforçamos a resgatar à escala humana, à maneira como o corpo entende e se encaixa em um espaço projetado, neste caso, dentro de uma casa.