- Área: 196 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:David Schreyer
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, GIRA, Monier, Mosa, Prolicht, SLV, Trimble, Villeroy & Boch, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Casa Preta" faz parte de um conjunto arquitetônico formado por dois edifícios residenciais, localizados em um bairro popular suburbano da cidade de Mainz. A densidade de construção admissível e a forma inclinada do telhado eram requisitos de construção no terreno. O desenho esbelto da casa permite um uso agradável e generoso do jardim e respeita totalmente a vegetação existente com os seus impressionantes carvalhos e pinheiros antigos.
O térreo com um pé-direito alto oferece um espaço generoso para cozinhar, comer e viver com qualidade - claramente separado área reservada ao espaço técnico, sanitário e armazenamento. O enorme envidraçamento com portas deslizantes une o espaço de estar ao terraço do jardim. Um volume independente cria uma zona de entrada confortável com um armário na parte da frente da casa. Além disso, contém elementos da cozinha e esconde uma ampla dispensa no interior. Devido à pequena área de solo disponível à demanda por três dormitórios individuais para as crianças, o pavimento superior apresenta uma maior densidade. O aproveitamento máximo do espaço é possível através de portas de correr escondidas: o corredor surpreendentemente torna-se parte do banheiro para as crianças e, além disso, é gerada uma unidade separada para os pais. Camas tipo loft extras debaixo do telhado criam mais espaço para brincar.
A posição assimétrica do lote reflete a planta rígida com uma parede divisória de ponta a ponta. Os arquitetos optaram por cobrir o telhado com telhas escuras para se misturarem à cor da fachada e assim obter um aspecto monolítico na casa. Os muros de contenção foram construídos em tijolo isolante sustentável e energeticamente eficientes. As janelas artesanais foram feitas com madeira de lariço natural. A rentabilidade e a aparência monolítica desejada são garantidas pela individualização e melhoria dos detalhes típicos de construções padrão. A impressão de um conjunto arquitetônico único é paradoxalmente obtida através da utilização de cores opostas para as duas casas - e, além disso, através de detalhes de construção semelhantes. Os antigos carvalhos entre os dois edifícios tornam-se o coração da composição.