-
Arquitetos: Abarca Palma Arquitectos
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andrés Maturana
-
Fabricantes: Arauco, AutoDesk, CHC, CUBIERTAS NACIONALES, Sudpanel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar está localizada na comuna de Navidad, VI Região, no setor rural de El Chorrillo, Pupuya. É uma casa de desenvolvimento longitudinal em um único nível que enfrenta uma floresta de pinheiros, ordenando todos os ambientes voltados à ela. Essa proximidade com as árvores é uma decisão de conservar um espaço natural existente no terreno, um espaço sombreado que, por meio de um perímetro de árvores, constrói um lugar onde as áreas comuns da casa procuram se conectar por meio de terraços.
Esse volume longitudinal possui apenas um simples movimento no telhado que causa uma diferença hierárquica entre o espaço comum da casa, aquele onde ocorrem todas as atividades familiares, a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, todas conectadas a um terraço inserido na floresta que, por sua vez, se conecta a um corredor contínuo que transforma toda a casa. Construtivamente, a casa é caracterizada por seus cantos frontais, onde se busca liberar a vista por meio do uso de vidro como material predominante, de modo que a estrutura foi reduzida ao mínimo, gerando duas diagonais que substituem a presença de divisórias ou qualquer outro material opaco que limita a visão.
A residência é construída em madeira e painéis SIP, gerando uma coordenação modular em todos os seus elementos de construção. O revestimento no telhado e na fachada é uma chapa de zinco ondulado preto que gera uma continuidade monomaterial ao longo do volume.