-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Área: 4564 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Redbridge é uma nova escola internacional localizada no coração do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. O desafio pedagógico era ambicioso: criar uma escola humana e inovadora que promova a criatividade, a alegria de aprender e a abertura ao intercâmbio internacional multilingue, onde a arte desempenha um papel educativo central e as crianças se sintam valorizadas, seguras e felizes.
O terreno para construção era curto e de forma peculiar – duas frentes opostas de um quarteirão, ligadas por uma faixa estreita em torno de uma casa existente no centro do lote. De acordo com o regulamento urbanístico, o edifício norte, na ala mais larga do lote, deveria seguir o alinhamento do quarteirão e limitar-se a 4 pisos, seguindo a escala dos edifícios vizinhos. A sul, numa zona bastante mais estreita e com algumas árvores de grande porte a preservar, a construção deveria ser isolada, destacada do contexto. Essas condicionantes estabeleceram as bases para um caminho conceptual de duas tipologias distintas unificadas por um sistema estrutural e de acabamentos comuns – o edifício norte faz parte da cidade enquanto o sul está emerso no jardim.
O Pavilhão Sul é um edifício baixo e recortado que acomoda as salas de aula do jardim de infância e um pequeno espaço para professores. As suas fachadas côncavas, de formato orgânico, resultam do posicionamento de algumas árvores existentes e de um conjunto de novas árvores introduzidas, definindo um ambiente de simbiose entre construção e natureza. A cobertura acessível é uma extensão vertical do jardim, ampliando consideravelmente o pequeno recreio.
O Edifício Norte é um volume urbano que define a rua e a cidade. Tem quatro pisos acima do solo, e alberga o programa principal da escola – Primária, 1º e 2º ciclos, e todas as áreas comuns da escola. O último andar é um grande espaço aberto, uma sala polivalente de eventos, ginásio e recreio coberto.
A madeira foi selecionada desde o início como seu principal material estrutural e de acabamentos, devido à mensagem pedagógica inerente ao seu baixo impacto na natureza, ao ambiente acolhedor e à rapidez de construção que vocaciona – tivemos apenas um ano para pensar e construir esta escola.