-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Área: 429 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno localiza-se em S.Pedro do Estoril, Cascais, a uma curta distância a pé da praia. O ambiente de beira-mar define o caráter privilegiado da zona, que já foi retiro de veraneio da burguesia e famílias aristocráticas. O lote está integrado numa urbanização de grande escala, num sector de média densidade dedicado exclusivamente a residências unifamiliares.
Os regulamentos do alvará definem parâmetros básicos – construção no centro do lote deixando o espaço circundante para jardim, casa com 3 andares, um deles abaixo do solo, restringindo ainda a implantação e a área bruta total da construção. Dadas as variações arquitetónicas das casas vizinhas, procurou-se aqui um arquétipo conceptual mais próximo das casas de veraneio originais desta zona, com seu paradigma do telhado de duas águas, para ancorar o nosso caminho de projecto. A casa foi pensada como residência permanente para uma família com duas filhas. O piso da cave, servido por uma rampa de pendente suave que dá acesso da rua à garagem, tem capacidade para 3 carros.
O piso térreo acomoda as áreas diurnas da casa e o quarto dos pais. O espaço é fluido, propondo uma relação integrada interior-exterior num jardim que resulta natural através de uma modelação mínima do solo. Aqui experimentamos a natureza, a luz do sol e a água. Sentimos a proximidade do som das ondas e o cheiro da maresia. O piso superior é dedicado aos quartos de ambas as filhas e a uma sala familiar informal. A altura variável dos tectos conferida pelas coberturas de duas águas, resulta num espaço de um conforto doméstico e uma sensação de escala ambígua.
A pele exterior da casa é o seu esqueleto, construído em paredes de betão, moldadas no local. As lajes são em betão cinza aparente liso, enquanto as paredes e cobertura são em betão pigmentado vermelho, moldado localmente em solho vertical. A sua textura subtil evoca a simplicidade das construções vernaculares do litoral português.