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Arquitetos: Creative Assemblages
- Ano: 2019
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Fotografias:Sophia Mickelson, Joan Amorós Elorduy
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Fabricantes: Cimerwa, Tolirwa
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola primária pública de Mwito está localizada no distrito de Nyamasheke, às margens do lago Kivu. O terreno íngreme tem vista sobre o lago e a vizinha RDC Oriental. Construímos a nova escola pré-primária no nordeste do terreno, logo abaixo da escola primária, com vistas impressionantes sobre o lago, os campos de arroz nos pântanos mais baixos e as montanhas do Congo. Três salas de estimulação, uma cozinha, um conjunto de banheiros de compostagem, um espaço multiuso, uma rede de áreas de recreação semi-cobertas e uma área de playground aberta compõem o complexo da escola pré-primária. O desenho, o processo de implementação e a execução deste projeto visavam uma emissão zero de carbono. Reciclamos o maior número possível de materiais (um total de 50% dos materiais de construção) do desmantelamento da fábrica de processamento de café em Old Rwandex, em Kigali, antiga sede da Rwanda Trading Company, que financiou a construção da escola.
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Os materiais reciclados incluem toda a estrutura metálica, aberturas e parte do metal dos móveis; o compensado também usado nos móveis fixos e soltos; e os azulejos nos banheiros secos. O restante dos materiais (areia, cascalho, tijolos queimados) foi produzido nas comunidades vizinhas de Kamembe e Nyamasheke, com apenas as chapas de cimento e metal provenientes de Kigali. O desenho reduz radicalmente o uso de cimento, encontrado apenas em pisos e alvenaria de tijolos; as obras de terra (retenção de solo e manejo da água) usam o conhecimento local sobre terraços e uso de plantas indígenas e uma cúpula subterrânea de tijolos queimados como coleta de água.
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Os banheiros duplos secos usam minhocas para produzir composto que é usado para cultivar alimentos para o programa de alimentação da escola nas hortas colocadas nas bordas do terreno, reduzindo o uso de água e terra. A escola pré-primária está fora da rede, maximizando a iluminação e a ventilação naturais para o conforto de alunos e cuidadores e aumentando a estimulação e a concentração. Uma claraboia longitudinal voltada para o sul fornece a luz indireta ideal que, adicionada às grandes janelas, permite lúmens adequados na superfície das mesas.
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Em termos de processo de projeto, construção e engajamento da comunidade, antes da construção do edifício, realizamos reuniões com líderes locais e escolares, cafeicultores, professores, pais, gerência e trabalhadores da Ruanda Trading Company na área. Pais e cafeicultores foram contratados na construção da escola, proporcionando-lhes habilidades e geração de renda adicionais. Apesar de um esforço contínuo, alguns líderes religiosos e distritais sentiram-se excluídos e colocaram barreiras na aquisição de licenças de construção e se opuseram a algumas das soluções técnicas.
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O equipamento do playground foi projetado para oferecer durabilidade, estímulo a diferentes desenvolvimentos físicos, cognitivos e psicoemocionais, enquanto a criança se diverte. Feito de materiais reciclados e locais, apenas os espaços de escalada foram importados devido à falta opções seguras produzidas na região. Todas as áreas semi-cobertas com quadras ao ar livre e uma cozinha de demonstração são projetadas para envolver os pais e a comunidade depois do horário escolar, com potencial para sediar reuniões da comunidade, bem como sessões de educação para os pais.
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