-
Arquitetos: FIGR Architecture & Design
- Área: 110 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tom Blachford
-
Fabricantes: Big River Group, CSR, Colorbond, Dulux, Laminex, Lithostone Quartz Surfaces, Nagoya Mosaic-Tile, ROYAL OAK FLOORS, Radial Timbers, Tiento Tiles, Viridian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas tranquilas áreas de Elwood, Victoria, Austrália, esta residência se encontra em um terreno de 210m2. Ele possui 34,4 m de comprimento por 6,1 m de largura e um pátio orientado a leste. Apresentado com uma série de limites desafiadores, como o patrimônio, a possibilidade de inundação e a proximidade das árvores vizinhas, o projeto requer uma resposta de desenho cuidadosamente considerada para criar um ambicioso lugar para o cliente.
A abordagem de projeto foi desenvolvida reutilizando a silhueta restante da casa existente para criar uma resposta formal que carrega valores tradicionais, mas que se traduz em uma resposta contemporânea. A forma da silhueta é esticada, distorcida e reutilizada não apenas para criar a forma externa da edificação, mas também para facilitar a organização programática no interior.
A dobra na elevação posterior trabalha com a proximidade da copa das árvores vizinhas, criando uma experiência dinâmica na fachada com a aparência e proporção variáveis sob diferentes pontos de vista. O uso de um revestimento de metal preto fornece um forte contraste com a casa de tábuas de madeira existente, destacando ainda mais a evolução do antigo para o novo.
A remodelagem interna da silhueta, por meio de perspectivas falsas, é expressa pelo revestimento de madeira naval, que é levado aos espaços interiores dispostos nas linhas diagonais às quais são estendidas ainda mais para criar o terraço externo de madeira. Manipulando a silhueta e reproduzindo perspectivas falsas, o desenho se propõe a criar a experiência de espaços profundos e volumosos dentro de um pequeno impacto edificado.