-
Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CIN, CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, Microsoft, MÁRMORES IRMÃOS BERNARDES, PADIMAT, VIDREIRA DE BELAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento intervencionado localiza-se num edifício dos anos 30 situado no Bairro das Colónias em Lisboa. A cozinha e casa de banho encontravam-se muito degradadas, e a compartimentação existente não correspondia às pretensões dos donos de obra.
Existiam ainda alguns estuques fissurados ou mesmo ausentes. Para além de existir uma abertura em arco na sala, esta estava localizada no interior da planta separando os quartos entre si. Na intervenção o arco foi fechado, regressando-se à compartimentação original, e a sala foi recolocada no compartimento mais junto à cozinha, beneficiando ainda de uma janela dupla de sacada com varanda, obtendo-se assim maior iluminação natural.
Ainda no sentido de melhorar a iluminação natural dos quartos, criou-se um novo quarto junto à fachada principal e transformou-se o quarto junto à fachada tardoz em closet. De forma a garantir um acesso independente aos quartos criou-se um segundo corredor junto ao quarto do meio. Para reaproveitar algum do espaço concedido a este acesso construiu-se um mezanino por cima do corredor, constituído por uma cama elevada que pode ser acedida por meio de um roupeiro/estante onde a escada é posicionada na continuidade das prateleiras.
Na sala foi criada uma estante suspensa, retro iluminada, solta do chão e do tecto. Os tectos trabalhados existentes foram todos recuperados, bem como as aduelas, molduras, rodapés, pavimentos devolvendo assim a nobreza aos espaços principais. Já a cozinha e casa de banho foram totalmente revestidas a cimento afagado e envernizado, criando ambientes mais informais, mas contemporâneos, simples e limpos. Inverteram-se algumas peças na i.s., a banheira foi substituída por uma ampla base de duche, fez-se uma grande bancada com um lavatório de pousar e retirou-se o bidé, melhorando-se assim o aproveitamento de todo o espaço.