-
Arquitetos: SER-ra
- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:emontenegro / architectural photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O presente projecto consiste na recuperação do interior de uma casa de apoio à Quinta da Pedra Firme, em Colares, Sintra. A primeira visita revelou um espaço interior devoluto, de pé direito baixo e com divisões de dimensão reduzida, apresentando ainda sinais de modificações que, ao longo dos anos, apagaram a identidade da casa.
O exterior, enquadrado na estética das edificações circundantes, foi mantido. Neste sentido, paredes exteriores e telhado serviram de “casca” e constituíram o ponto de partida da intervenção, recebendo um interior ao qual servem de limite sem, no entanto, lhe tocar. A divisão entre os dois pisos foi recriada através de uma mezanine em madeira que, sem tocar na fachada exterior, distribui o pé direito dos pisos 0 e 1 de um modo mais equilibrado. Esta acção descola a laje dos vãos, permitindo que a luz invada o espaço através de diversos pontos, enriquecendo-o.
O primeiro piso constitui um open space de cariz social, contendo sala e cozinha e contactando com o exterior através de diversas aberturas. No piso 1, de carácter privado e, por consequência, de menor luminosidade e contacto com o exterior, encontram-se o quarto e a casa de banho, que constitui o único volume fechado da casa.