-
Arquitetos: Abruzzo Bodziak Architects
- Área: 120 120m2
- Ano: 2019
-
Fotografias:Naho Kubota, Rafael Gamo
-
Fabricantes: Abbot Paint & Varnish, Chaos Group, ConTech Lighting, Jesco, McNeel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abruzzo Bodziak Architects (ABA) projetou a primeira loja da marca de roupas britânica maharishi fora de Londres. A loja principal está situada no bairro de Tribeca, em Nova York, em um prédio na Lispenard Street, entre a Broadway e a West Broadway.
A loja de dois níveis é uma edificação dentro de uma edificação: o projeto preserva os detalhes históricos do espaço, colocando a nova loja dentro do interior existente, flutuando. "Saímos do espaço existente, com sua fachada e teto históricos - como condição encontrada", diz o arquiteto Gerald Bodziak. "Isso destaca, por outro lado, a nova loja de cor verde oliva inserida dentro".
Um módulo de armários de madeira define a inserção, marcando dois níveis: no meio do espaço, um mezanino levita acima da loja, criando uma sala íntima no andar de cima. Essa duplicação (acima / abaixo; dentro / fora) é um tema proeminente inspirado no jogo dualístico perene de maharishi com Oriente / Ocidente, Natureza / Tecnologia e Camuflagem / Visibilidade
O design da loja é inspirado em jardins japoneses e em depósitos de suprimentos militares, além de lojas históricas da cidade de Nova York - muitas das quais revestidas com armários do chão ao teto. Os espelhos proporcionam profundidade visual ao espaço e permitem a visualização da roupa de ambos os lados; onde os espelhos não estão presentes, o armário é construído para ter uma utilização dupla.
Os armários pintados de verde oliva são revestidos com madeira compensada, deixadas cruas para expor a granulação natural que compartilha características com o padrão disruptivo de camuflagem pelo qual o maharishi é conhecido. "Dessa maneira", diz a arquiteta Emily Abruzzo, "algo simples - estantes semelhantes a armazéns - é imbuído de caráter da mesma maneira em que as roupas da marca reinterpretam a utilidade".
Cada seção do armário é equipada com um suporte de tecido japonês personalizado, que pode ser rolado para baixo para converter de exibição em armazenamento. “Cada material”, diz Abruzzo, “define o espaço multicamada: a camada histórica dá lugar a um novo módulo de armários, que ganha profundidade adicional com espelhos; a adição de um tecido rolante suaviza os módulos, que são complementados pelas roupas”.