-
Arquitetos: André Ávila Arquitetura, Luis Canepa Arquitetos
- Área: 138 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Romulo Fialdini
-
Fabricantes: Deca, Ferrarte, Ferrarte, Portobello, Serralheria Baltieri, Serralheria Baltieri, Suvinil, Todeschini, Yamamura Iluminação, Yamamura Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal paulistano, compraram o apartamento ainda na planta e restando 4 meses para ser entregue, contrataram o escritório LCAC Arquitetura para realizar o projeto arquitetônico e gerenciamento da reforma.
A antecedência na contratação possibilitou diversos estudos de layout, para atender aos pedidos do casal: primeiro utilizar o pé-direito duplo da sala de estar para criação de um mezanino, e segundo a criação de uma grande suíte master, com dois banheiros individuais.
Para atender a primeira demanda, primeiramente foi analisado a estrutura do edifício para a devida estruturação do novo ambiente, depois definido que seria em estrutura metálica, por possibilitar a montagem no local e estar de acordo com a linguagem industrial do apartamento, e por último a possibilidade de se realizar uma escada caracol, que serviria como uma grande escultura na sala.
O segundo ponto, a criação de uma grande suíte master, foi necessário unificar duas suítes, o que originou o espaço para o dormitório e closet, além de incorporar os dois banheiros, atendendo ao desejo dos clientes de espaços individuais dentro da suíte.
A cozinha também foi outro local de grandes alterações. Foi realizado uma grande ilha de concreto aparente para abrigar o cooktop e conectar com sala, para quem esteja cozinhando possa socializar com as visitas da sala. Além da bancada foi realizado uma estrutura em serralheria para abrigar a coifa e servir de decoração.
Para definirmos os espaços da cozinha e área de serviço, realizamos uma divisória com cobogos esmaltados amarelos, conectando e caracterizando os ambientes.
Por último, para criarmos uma surpresa no hall de entrada social e aproveitarmos o espaço criado sob o mezanino, foi elaborado um painel ripado, que envolve as paredes e tetos do ambiente. Tal painel segrega a área social dos dormitórios, pois foi camuflada uma porta que permite o acesso ao corredor. Outro ponto foi a porta do lavabo que ficou embutida no painel para também criar um suspense da sua localização.
Além da arquitetura, o mobiliário é composto por peças desenhadas pelo próprio escritório. O sofá da sala de estar foi projetado para atender o espaço da sala e “abraçar” a escada caracol, servindo a sala de TV e estar, por estar conectado a varanda. A serralheria da cozinha e suíte master também foi especialmente desenvolvida para os ambientes em questão, atendendo as necessidades e requisitos técnicos. Por último, toda a marcenaria foi especialmente desenhada e detalhada para cada espaço, sendo totalmente planejada.
"Foram muitos desafios nessa obra por conta da quantidade de fornecedores diferentes e o prazo curto para execução. Cada detalhe pensado no escritório fez toda a diferença para o resultado final", afirmam os arquitetos André Chukr e Luis Canepa.