-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 67 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cristiano Bauce
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pizzaria Ciao é um ponto de encontro famoso da cidade de Porto Alegre. As suas pizzas napolitanas atraem públicos de diversas idades, sendo um espaço muito democrático desde o princípio. A primeira das suas sete lojas, localizada na rua Anita Garibaldi, foi fundada em 2016. Em 2019, houve a necessidade de mudança dessa sede e o escritório Arquitetura Nacional (frequentador assíduo da pizzaria) foi contratado para projetar o novo local.
O terreno, situado na mesma quadra da sede original, costumava abrigar uma garagem. O acesso se dá por debaixo de uma loja de molduras e obras de arte - para um pedestre desavisado, essa entrada pode passar despercebida. E isso é parte da brincadeira: a pizzaria acaba por tornar-se um oásis no meio da cidade, sendo frequentada por quem sabe que ela está lá e ocasionais visitantes.
Adentrando o espaço (de 881m²), um grande eixo central ao ar livre conduz às baias cobertas dos carros (em ambos os lados do terreno). Duas grandes árvores podem ser avistadas ao fundo do terreno. O conceito de projeto foi o de manter o espaço com o caráter original: as antigas baias foram restauradas apenas o suficiente para se tornarem coberturas funcionais, porém o aspecto estético foi mantido - as paredes descascadas, as placas de comunicação da numeração das vagas e todas as marcas do tempo que contam a antiga história do local - quase como se estivéssemos ocupando um espaço abandonado.
O layout foi pensado de forma a fazer com que boa parte do espaço seja percorrido pelo usuário.
Intencionalmente, os espaços principais da pizzaria foram separados: debaixo de uma baia do lado esquerdo do terreno, encontra-se o bar.No lado oposto, foi posicionado o caixa e, mais acima do terreno, os sanitários. No eixo central do terreno, ao fundo, encontra-se a construção que abriga a produção da pizzaria. As áreas de mesas e estares estão espalhados ao longo de todo o espaço.
O prédio que abriga a produção das pizzas é a única nova construção do projeto. Seus 67m² abrigam o forno à lenha, as áreas de estoque e preparo. A estrutura é em aço e a intenção foi de que se tornasse de fato um ponto de atenção central. Para isso, todo o plano frontal foi envidraçado, permitindo total integração visual com o interior. A cobertura do prédio é verde, de certa forma mimetizando o comportamento das plantas que cresceram espontaneamente ao longo dos anos nas antigas coberturas dos carros. Os revestimentos internos procuram manter o conceito consolidado da marca (a madeira clara, o aço preto), porém novos elementos aparecem - como por exemplo, o mosaico de azulejos (tradicional de fornos), reveste as paredes da cozinha e o balcão do bar.
Desde o início do projeto, um dos maiores objetivos foi o de manter o ambiente muito vivo e flexível - o mobiliário, em sua grande maioria, foi comprado em antiquários. Desta forma, podem haver diversas combinações de layout e o espaço ainda assim permanecerá coeso. No gramado - espaço mais disputado do projeto, os usos são muito variados: grandes e pequenos grupos de amigos comem pizza sentados na grama, enquanto crianças correm e brincam entre si.