-
Arquitetos: Studio Rick Joy
- Ano: 2019
-
Fotografias:Joe Fletcher
-
Fabricantes: American Standard, Astro Lighting, Atra Form, Baldwin, Basaltex, Buschfeld, ELR, Elkay, IFO Elektrik, Llano de la Torre, Montealban, Stanza, URREA, Veracruz Travertine, Viabizzuno, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos, com cinco pavimentos, está localizado ao longo de uma rua tranquila, em um bairro próspero, no coração da Cidade do México. Escondido no sofisticado bairro de Polanco, perto da Paróquia de San Agustin, o projeto utiliza uma paleta de materiais contida, seguindo as tradições locais de construção, para produzir uma sensação de calor profundo, e suavidade experiencial. Cercado por edificações nas três laterais, a residência preenche um vazio urbano, que se abre para a cidade apenas pela fachada oeste. Três poços de iluminação zenital, cada um com uma composição de plantas de diferentes espécies, adiciona vegetação e suavidade à estrutura de concreto exposta, e garante que a luz do dia atinja os níveis mais baixos da construção.
No nível da rua, um portão de aço escuro, com inserções de latão, indica o percurso ao pátio, que é iluminado pelos poços de luz acima. Uma escada estreita conduz ao segundo pavimento, com uma estrutura sólida de chapas de aço, e um corrimão sinuoso de latão escovado.
Cada um dos dois apartamentos se estende por dois pavimentos. O apartamento inferior pode ser acessado pelo segundo andar, através de uma varanda externa exuberante, de pé direito duplo, que conecta o acesso interno do edifício à rua.
Do terraço principal da sala de estar, a cobertura superior oferece vistas deslumbrantes da Paroquia de San Agustín, nas proximidades, e do denso horizonte de Polanco. Uma paleta limitada de materiais, com referências as tradições locais de construção, dá ao edifício a aparência de uma escultura urbana. O concreto desformado por tábuas de madeira, fundido no lugar e serrado, serve como estrutura resistente a terremotos, e fornece o acabamento superficial, dando textura às paredes, ao receber os raios de sol. O forro foi em sua maior parte, deixado na laje exposta de concreto liso desformado. Os pisos foram revestidos com tábuas de madeira, as quais em vários quartos, também foram posicionadas no forro, suspensas. Chapas de travertino revestem detalhes, bem como, as paredes do banheiro. As janelas, com batente de perfil personalizado e de aço fino, foram inspiradas em uma grade tradicional de moldura quadrada, criando aberturas generosas para o exterior e para a cidade além.
Os poços de luz atraem a luz do sol através de um pátio central, e para o interior dos pavimentos inferiores do edifício, sendo compostos com uma variedade de jardineiras, caixas, barras e hortaliças, que decoram a residência, e suavizam o concreto texturizado exposto. Um terraço privativo oferece vistas para a cidade. No interior, acabamentos luxuosos, como ferragens de bronze e puxadores de couro, criam uma tátil e íntima sensação, além de aproximar a relação entre o edifício, o artesanato, e a materialidade local. A elegância dos materiais internos, e as fachadas de concreto bruto produzem uma tensão criativa dinâmica entre o interior refinado e o exterior escultural.