-
Arquitetos: Aedas
- Área: 33947 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kris Provoost
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no distrito sudeste de Hong Kong, o Ocean Marriott Hotel provê acomodação para os hóspedes passarem vários dias no Ocean Park, transformando-se em uma das atrações turísticas mais importantes de Hong Kong.
Para respeitar e abordar o contexto sensível do terreno, localizado na entrada do Ocean Park, o volume do hotel foi dividido em três blocos em forma de "L" que estão posicionados juntos para criar um oásis paisagístico com piscina privada no coração do projeto.
Os 471 quartos são divididos em três blocos e interconectados operacionalmente por uma base de vários níveis, abrigando salas multifuncionais, centros de saúde e bem-estar e a piscina acima. Os hóspedes chegam por uma passarela que os conecta convenientemente do MTR à recepção no nível da base, ou por veículo, entrando no hotel no ponto mais baixo onde um marcante aquário cilíndrico conecta visualmente os vários níveis da área de recepção. No nível da base de cada bloco do hotel, os restaurantes se abrem para o deck paisagístico, criando oportunidades para refeições ao ar livre.
A fachada distinta e memorável é criada tecendo elementos curvos horizontais entre as barras verticais de suporte, criando uma interação dinâmica na fachada. Esses dispositivos de sombreamento fazem parte da face da edificação e estão localizados no térreo, evitando obstruções visuais desde a sala e oferecendo sombra valiosa nas janelas. Entrelaçadas com as persianas de tecelagem curvas, as caixas ajardinadas irrigadas permitem que a vegetação prospere na fachada, aumentando ainda mais a natureza contextual do hotel perto do Ocean Park.
As persianas horizontais na fachada interna têm uma estética semelhante, evitando as janelas dos quartos e intercalando entre os blocos do hotel para integrá-los visualmente em um todo coerente. As persianas internas são descocadas dos blocos no nível da base para se tornarem uma marquise treliçada de forma livre orgânica, fornecendo sombreamento ao caminho da passarela externa, no perímetro entre os edifícios. No coração do espaço externo, proporcionando um santuário relaxante e divertido, existem duas grandes piscinas de formato livre, cercadas por uma exuberante folhagem verde. Pátios submersos integrados e ocultos na área da piscina atraem a luz natural difusa para os níveis mais baixos da base e para as salas de refeição. As bordas externas dos blocos em forma de "L" são arredondadas em planta, permitindo vistas panorâmicas para o Ocean Park.
As áreas na cobertura acomodam uma horta com alguns vegetais e ervas que abastecem os próprios restaurantes do hotel, enquanto que, ao final o bloco em forma de "L"existem longos jardins verticais. As áreas sombreadas entre os blocos são utilizadas para atividades e eventos, incluindo casamentos. O design de interiores e decoração dos quartos e dos espaços públicos reforçam a proximidade e associação com o Ocean Park.