-
Arquitetos: Roger Ferris + Partners
- Área: 529 ft²)
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mark Seelen
-
Fabricantes: AutoDesk, Dynamic steel sash, Garapa rainscreen siding, The Hudson Company, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência privativa localizada nos Hamptons, foi projetada como um retiro imersivo, porém contemporâneo e natural. Situada ao longo de uma ravina natural, e pântanos protegidos, a residência consiste em três volumes simples com duas águas na cobertura, criando um diálogo entre as pastagens naturais e o ambiente construído.
Nosso objetivo foi criar uma residência unifamiliar com uma área de estar compartilhada diferenciada, quartos privativos, e um estúdio de arte privado, e, ao mesmo tempo, aproveitar a exuberante paisagem natural que circunda o local. O projeto maximiza a funcionalidade, através de um pequeno conjunto de volumes, criando uma variedade de espaços de convivência, e tirando proveito das vistas de tirar o fôlego.
Dois volumes foram delicadamente conectados e seccionados por uma passagem de vidro, abrigando os espaços públicos e privados da casa. Um terceiro volume foi disposto isoladamente, abrigando o estúdio de arte no segundo pavimento, com vista para a paisagem rural em que a casa está situada. A implantação do edifício foi uma resposta ao desafio de cumprir as regulamentações ambientais, e, ao mesmo tempo, orientar os volumes aproveitando as vistas.
A partir de uma interpretação contemporânea de uma forma de construção comum na Nova Inglaterra, cada volume foi envolto com ripas horizontais de madeira que envolvem perfeitamente todas as superfícies da parede e do telhado. Os planos de vidro fornecem uma conexão visual e física à paisagem natural circundante - permitindo que a luz natural inunde o interior, enquanto persianas motorizadas são utilizadas para ajudar a controlar a luz natural, e proporcionar privacidade. Uma grande sala compartilhada foi posicionada em uma localização central, atuando como um centro social para a interação da família e dos hóspedes. Dentro da sala, atenção especial foi dada ao design e a construção da lareira de concreto, bancadas, e janelas guilhotinas de aço preto - ambos os materiais valorizados pelo proprietário e arquiteto.
Embora o projeto seja uma versão simplificada de uma construção comum, ele busca a sensação de conforto e acolhimento, através da seleção de materiais, e atenção aos detalhes.