-
Arquitetos: Kazuto Nishi Architects
- Área: 119 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ippei Shinzawa
-
Fabricantes: Hi-Ceramics, LIXIL , Sekino Kosan, Vectorworks 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta do arquiteto foi projetar uma casa pequena que abriga vários ambientes, em busca de uma arquitetura única. O local possui um ar tipicamente japonês, à beira-mar, onde as horas anuais de sol são baixas e a precipitação é alta. A cobertura pode suportar até 1 m de neve, porém, no verão são registrados alguns dias quentes.
A presença de uma garagem coberta foi um item atípico. Entretanto, em regiões com muita neve, o espaço se faz necessário e presente na maioria das casas. Dessa forma, aceitamos a cultura da garagem coberta positivamente, e refletimos na composição da residência. À primeira vista, a aparência militar é o resultado da interpretação cuidadosa do entorno. O projeto incorporou as monções, o sol e o cenário, explorando assim maneiras de viver em harmonia com o meio ambiente.
Além disso, o grid estrutural é de um tamanho amplo, de acordo com as dimensões da garagem, com módulos de 2,7 m, que se repetem em todo o projeto. As vigas foram unificadas no grid de 120 × 270, já as que atravessam o módulo foram cortadas ao meio, e serradas na dimensão de 60x270, para reduzir a perda de materiais, e obter uma estrutura economicamente eficiente. Utilizando itens acessíveis, a edificação sugere um novo modelo de produção habitacional sustentável. De modo a proteger o edifício da neve pesada, a cobertura possui um grande beiral, e um peitoril de argamassa sem vedação foi usado para sustentação. Durante os períodos de neve, o peitoril afunda na neve, fazendo com que a estrutura de madeira e a cobertura se elevem de maneira impressionante no cenário branco puro.