-
Arquitetos: Studio Ard Hoksbergen, Studioninedots
- Área: 1780 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Milad Pallesh
-
Fabricantes: Eternit, Multiwal, Rijswaard, STERTEKT, Schellekens, Schüco, Solatube, Vectorworks, Vilton
Descrição enviada pela equipe de projeto. Veerkracht é uma escola primária multicultural em Slotermeer, Amsterdã. Segurança, desafio e abertura são os principais temas da visão educacional da Veerkracht. Isso foi traduzido no layout e na orientação do edifício. A ala com salas de aula é "desconectada" da ala central com a entrada principal, criando uma seção de aprendizado de estímulo lento. Esta parte do edifício é orientada para o bairro e, portanto, longe da movimentada estrada principal em frente ao prédio. As janelas entre as salas e os corredores são posicionadas de modo que os alunos não sejam perturbados pelos transeuntes, mas que os professores tenham vista ao corredor.
A parte central forma a entrada do edifício e é mais aberta. Existem relações visuais entre a sala dos professores, academia, auditório, sala de reuniões e pátio da escola, para que todos fiquem mais ou menos visíveis entre si. Ao abrir uma parede dobrável de cinco metros de altura, o ginásio pode ser usado como uma extensão do auditório durante os eventos. Paredes dobráveis foram colocadas entre todas as salas de aula, com as quais é possível criar áreas abertas.
A Veerkracht foi baseada no 'Algemeen Uitbreidingsplan', um plano de desenvolvimento urbano, desenvolvido por Cornelis van Eesteren em 1934, no qual luz, ar e espaço são os temas centrais. Este plano inclui uma rotação angular que é claramente visível da rua em frente à escola. Para encaixar o projeto nesse contexto, o prédio da escola foi dividido em três partes: a academia, o auditório e as salas de aula. Isso cria um conjunto de volumes em vez de um grande volume, que respeita a "luz, ar e o espaço" no ambiente. A ala do prédio com academia fica alinhada com a parte ocidental do Slotermeerlaan, enquanto a ala das salas de aula está alinhada com a ala sul. O centro do edifício se abre para a rua, criando um gesto aberto e acolhedor. As partes externas do edifício têm telhados inclinados, uma referência aos blocos de apartamentos na área.
A identidade da escola foi traduzida em uma linguagem característica e contemporânea, refletido na impressionante fachada do Slotermeerlaan. Esta fachada possui uma chaminé grande, que forma um marco no bairro e também se refere à chaminé do prédio antigo. A cor do tijolo e os ornamentos sutis da alvenaria também são referências ao antigo prédio da escola.
Veerkracht é neutro em consumo de energia e é chamada de "Escola Frisse" por ser um edifício escolar com baixo consumo de energia e um ambiente interno saudável quando se trata de qualidade do ar, temperatura, conforto, luz e som. Uma escola com eficiência energética, saudável e sustentável contribui para um mundo sustentável.
No projeto, essa classificação foi alcançada com o maior número de intervenções passivas possível, como orientação inteligente, isolamento de alta qualidade, boa proteção solar, muita luz do dia e materiais de baixa manutenção. O edifício está equipado com uma bomba para aquecimento e painéis solares como suporte.