-
Arquitetos: Raúl Rodríguez Ruiz (RRR), Rubens Cortés Arquitectos
- Área: 266 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: Elesdopa, Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na Vega de Granada, no Ventorrillo de Cullar Vega. O terreno forma parte de um plano urbano onde se permite construir moradias unifamiliares de dois pavimentos que ocupam aproximadamente um terço da área disponível e deixam espaço livre para um jardim e uma piscina. Entretanto, a casa deveria ser totalmente acessível e, por isso, desenvolver-se em um único nível. Esta condição implicava duplicar a ocupação, deixando muito pouco espaço livre exterior, a maioria subutilizado e residual entre a moradia e suas bordas.
Diante dessa situação, levanta-se a possibilidade de projetar um híbrido que mantivesse as vantagens das moradias contíguas - que desfrutam do máximo espaço de terreno possível ao reduzir a ocupação pela metade - e contribuir para as vantagens de uma moradia horizontal. Este é o ponto de partida do projeto, uma moradia composta de duas metades de similares proporções e diferente natureza. Uma noturna, massiva e privada, situada na parte mais protegida do terreno. Outra diurna, completamente aberta para o espaço exterior. O resultado é uma moradia aberta ao sul em forma de "U", onde a metade exterior é introduzida na interior e ao mesmo tempo a interior é projetada sobre a exterior por meio de um balanço (9x16 metros) que somente se apóia sobre duas colunas de 25 cm de diâmetro.
O clima tão agradável e mutante de Vega de Granada convida a projetar um espaço versátil. Por isso essa residência pode ser interpretada como um único espaço com diferentes ambientes que vão desde a intimidade dos dormitórios, passando pelo espaço de estar no ambiente central até o hall que se projeta no terraço e a piscina. Um ambiente mutante pelas variações de luzes e sombra inspirado nos palácios nasridas de Alhambra e, concretamente, em seu jogo mágico de pátios e salões.