-
Arquitetos: Vitor Leal Barros Architecture
- Área: 2615 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: panoramah!®, 3d visualization, Adobe Systems Incorporated, Augusto Sousa Mármores & Granitos, AutoDesk, Banema, Granova, Indelague, Jular, Kahrs, QT Civil, Sanitana, Schüco, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma Porta Aberta. É a partir do estudo da evolução litúrgica do espaço cristão e de um olhar atento à morfologia complexa do local de intervenção que nasce o projecto. Um muro de granito prolonga-se da envolvente gerando o embasamento que suspende o Templo.
Recorta em si um Adro que separa funcionalmente a Igreja do Salão Nobre, uma espécie de antecâmara exterior que remete para o silêncio e o recolhimento. Sobressai o céu, o canto das folhas de uma magnólia varridas pelo vento e o correr da água. Uma porta de cristal convida quem ali entra a fazer parte da grande família.
Lá dentro, Presidência e Assembleia erguem-se para o Divino através do grande clerestório vertical que desenha a paixão de Cristo a luz e sombra nas paredes. As Capelas Mortuárias abrem-se para a antiga Igreja Matriz conferindo unidade ao perfil do antigo arruamento.