-
Arquitetos: Sánchez Morones Arquitectos
- Área: 333 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Luis Felipe Reyes De La Madrid
-
Fabricantes: AutoDesk, CASTEL, Daltile, Interceramic, Mapei, Novaceramic, Panel Rey, SL Prolighting, Studio Victoria, Tecnolite, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Astorga é inspirada pela arquitetura colombiana que projeta edifícios que empregam materiais aparentes como o tijolo. O objetivo principal foi utilizar um estilo brutalista no qual os materiais dão caráter a cada espaço da residência. Olhando de fora, o jogo com o tijolo na fachada permite mostrar que a arquitetura pode ser feita sem envoltórios, com materiais elementares da construção, como o tijolo, o concreto e o aço.
Situada em Colima, sobre um lote com vista para os vulcões, conta com 333 m² de construção. A casa se desenvolve em três pavimentos, todos vinculados a dois vazios que geram atmosferas privadas no interior. A casa foi pensada para ter usos tanto privados, quanto sociais. No primeiro pavimento encontra-se a área social comum, que conta com um pé direito duplo com laje nervurada, e janelas altas com orientação norte-sul para manter no interior um excelente conforto térmico, com vista para o pátio posterior.
No segundo pavimento encontra-se a área privada, com dois dormitórios, closet e banheiros. No corredor se propõe janelas basculantes que permitem a entrada de luz natural e contribuem para a ventilação da casa. No terceiro pavimento encontra-se um estúdio com pátio e um grande terraço, onde ocorrem reuniões sociais privadas com a abertura visual ao entorno natural, com as copas das árvores e os vulcões de Colima.