-
Arquitetos: Casa14 Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Arte Nativa, Cerlem, Dario Gramorelli, Tiago Piza, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os moradores da Casa Butantã são um jovem casal com um filho, ela, artista e ele, publicitário. A família desejava uma casa prática, integrada, térrea e com muita área externa e uma atmosfera descontraída, sem virar uma casa de campo ou de praia. O destaque do projeto é a simplicidade da área social, um grande espaço de convívio que se conecta com a estrutura da churrasqueira (esta também feita em metálica), com as bancadas da cozinha e apoios em concreto.
O telhado não precisou de grandes reforços, pois a tesoura já vencia o vão inteiro. O trabalho do escritório foi demolir paredes internas, redividir ambientes e mudar aberturas de portas, além de completar forros. A edícula existente foi totalmente demolida e a nova construída em estrutura metálica.
O projeto se distribui em área social na frente da residência, área intima atrás com três quartos e área de trabalho na edícula dos fundos. O escritório priorizou a marcenaria planejada, na qual predominam a fórmica e o compensado. As esquadrias foram todas feitas na Bahia, com entalhes e encaixes em madeira. Na decoração, quase todos os móveis soltos eram da família e foram restaurados e aproveitados. As madeiras de Hugo França foram presente do tio da proprietária e as peças indígenas trazidas pela família das viagens à Bahia.
Os destaques por ambiente são: Na entrada externa, a área da churrasqueira com estrutura metálica que expande a casa. Na sala, as tesouras originais que apareceram após a demolição do forro e as bancadas de concreto da cozinha.
Nos quartos, a janela-banco que permite a passagem para fora. No banheiro, o jardim interno criado com os cobogós de concreto. No escritório, as janelas que abrem totalmente com uma engenhoca de contrapeso e a bancada moldada in loco.