-
Arquitetos: Couto Arquitetura
- Área: 240 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Arvitec, AutoDesk, Chile Marcenaria, Concresteel, Lumini, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da renovação do apartamento Gravatá 61, de 240m², nos deu novamente a possibilidade de trabalhar em uma unidade do mesmo edifício ícone da arquitetura moderna paulista projetado pelo grande arquiteto Rino Levi em 1964.
O programa, semelhante ao projeto do apartamento de 2016, adaptou a planta dos anos 60 para os dias atuais, modernizando as instalações, eliminando a divisão de determinados espaços, destacando os principais elementos e recuperando os aspectos estruturais originais. O conjunto de pilares do eixo estrutural longitudinal redefine o novo projeto.
A modificação do posicionamento dos banheiros, originalmente ventilados por meio de shaft, foi uma solução adotada diferente do projeto de 2016 e definiu a configuração dos espaços.
A demolição de todo o bloco da cozinha e despensa, e sua abertura para a sala de jantar original, adotada como sala de TV, define como o espaço é usado, integrando a cozinha, a sala de TV e o jardim. Os acabamentos usados seguem uma paleta neutra e suave que é quebrada com o uso do cubo de madeira preta que define a cozinha. O uso do concreto aparente da estrutura do eixo longitudinal do edifício, além de unir todo o projeto, reforça a linguagem original tão forte desse edifício que é referência da arquitetura moderna de São Paulo da década de 60.