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Arquitetos: Dina Haddadin
- Área: 60 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:David Matthew Walters
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Fabricantes: Cosentino, 1-light, Indesign, Laminam, Myr Ceramica, Studio Italia Design - Lodes
Descrição enviada pela equipe de projeto. O showroom da Kama Local Gourmet foi projetado para uma marca local, que vende produtos culinários da mais alta qualidade do Oriente Médio, o espaço foi aberto ao público em novembro de 2019, com o intuito de oferecer a seus clientes uma variedade de produtos, sob uma experiência espacial comunitária. O edifício antigo da década de 1940 foi reformado para abrigar os escritórios, e o principal showroom da “Kama” em Amã, na Jordânia. A fachada da rua principal foi aberta para expor o espaço através de uma longa fachada de vidro e metal transparente, que também se retrai para conectar o interior, ao jardim externo frontal, que pode abrigar eventos públicos, tornando o espaço mais visual e fisicamente acessível. Uma marquise de aço preto acentua a intervenção arquitetônica, criando uma dualidade entre a pedra antiga, a escala modesta, e as novas chapas de aço que moldam as vigas da cobertura. Na marquise, o logotipo do local foi recortado, sendo sutilmente iluminado por dentro.
O interior do showroom foi projetado em torno de três conceitos principais que refletem melhor a marca; localidade, comunidade e crescimento. As refeições do Oriente Médio refletem a experiência de jantar compartilhada, seja cozinhando ou comendo. Portanto, duas bancadas principais de pedras foram posicionadas para celebrar a comunidade em 'Kama'; a primeira é um volume pesado que se assemelha à cozinha; o coração de todas as casas, no local, o pão Saj recém-assado será finalizado, e oferecido aos clientes, como uma experiência sensorial completa de paladar e olfato... O outro elemento é a "Sufra", que significa "mesa de jantar"; uma mesa comum como a coluna principal do espaço. A "Sufra" também foi executada com a pedra local Ma'an, porém foi suspensa em quatro pernas de metal, oferecendo leveza ao volume pesado, que acompanha a fachada principal. A placa de pedra oferece um espaço para as pessoas se reunirem em torno da comida, das histórias e da cultura 'Kama', que é oferecida no coração do espaço.
O pano de fundo é a "Parede Mouneh", que abriga a "despensa", ela reflete o crescimento em 'Kama', projetado como uma elevação dinâmica flexível que muda de acordo com a estação, temas, e necessidade da equipe. A cor foi inspirada nas folhas das oliveiras, símbolo da longevidade, perseverança e crescimento. Na parte posterior do espaço, o altar, é representado pelo "dosador de óleo", uma experiência interativa personalizada e íntima, na qual o usuário enche sua própria garrafa de azeite de oliva extra virgem em uma cuba de pedra. O frasco de vidro fica suspenso, e iluminado, para celebrar a riqueza, pureza e cor do azeite jordaniano local. Para oferecer mais flexibilidade ao layout e na exibição dos produtos, seis gavetas móveis foram projetadas, cada uma com um conjunto de caixas de madeira deslizantes mantidas por uma estrutura de aço mínima, criando uma exibição dinâmica e constante dos produtos.