-
Arquitetos: Casa100 Arquitetura
- Área: 220 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maira Acayaba
-
Fabricantes: Abvent, Chapolim Reformas, Cia do Metal, Deca, Eliane Revestimentos, GRAPHISOFT, Ladrilar, Neorex, SQA Esquadrias, Stone House Revestimentos, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. No icônico bairro de Higienópolis, referência em edifícios modernistas de São Paulo, este projeto se destaca pela valorização do espaço e sua amplitude visual, pela luz natural, proveniente dos dois janelões na sala, e pela combinação de texturas e materiais selecionados para compor os ambientes.
As paredes da sala e cozinha foram removidas, conectando os dois ambientes. O único fechamento criado em elemento vazado de concreto, faz a separação com uma divisão discreta que mantem a permeabilidade visual. Um dos quartos foi demolido e integrado à área social e recebe hoje a sala de TV. Para criar uma separação entre a salas de estar e TV, desenvolvemos um móvel feito com uma estrutura em vergalhões de ferro que recebeu prateleiras de madeira.
Na parte de trás desta estante, um vidro aramado esconde a fiação dos aparelhos. A caixa do lavabo foi revestida com azulejos brancos, criando uma continuidade visual entre cozinha e sala de jantar. Tanto a suíte como a sala tinham pisos de taco de madeira em dois tons diferentes e foram raspados e restaurados. Nos banheiros, os azulejos de tons suaves criam a composição junto a madeira dos gabinetes e o cinza dopiso.
A cozinha foi revestida no piso com um ladrilho cinza chumbo com detalhes amarelos que cria uma composição junto aos armários feitos em carvalho americano e portas em fórmica vinho. A bancada foi moldada em concreto aparente segue o mesmo padrão neste ambiente assim como na lavanderia e nos banheiros. As paredes da sala e dos quartos foram descascadas e deixadas no tijolo aparente, pintadas em branco onde foram instaladas os novos pontos de elétrica feitos de forma aparente com tubulação de aço galvanizado.