-
Arquitetos: ROOM+ Design & Build
- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:SM Art Studio
-
Fabricantes: AutoCAD, INAX, M&A art tiles, MPE Lightings, PT&T, SketchUp, Star Blinds, TOSHIBA, V-Asia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena casa urbana localizada em um terreno de 18 metros quadrados foi reformada para atender às necessidades do proprietário. A casa antiga ficou parcialmente danificada e abandonada por meses, com pouca iluminação. As paredes e colunas de tijolo são a principal estrutura da casa. A demanda do cliente era uma renovação artística e acessível para acomodar o novo negócio dos proprietários, uma loja de couro, além de sua própria área de estar e dois quartos.
A proposta é uma solução criativa que remove, cuidadosamente, duas fachadas de tijolos antigos e substituí-as por fachadas de blocos de vidro e janelas integradas, juntamente com a nova estrutura de aço. As fachadas translúcidas de blocos de vidro no nordeste e sudeste trazem para dentro a luz natural e ventilação sem perder a privacidade e também fazem o edifício se misturar com o ambiente durante o dia. À noite, quando as luzes acendem, a casa se torna uma lanterna no meio do bairro.
A pérgola na parte superior é um elemento importante da materialdiade. O desenho da pérgola baseia-se na forma quadrada do bloco de vidro e é considerado a pele externa da fachada, que dá espaço para jardins e melhora a privacidade, minimizando o ganho de calor no espaço interior. As dimensões das janelas quadradas são multiplicadas pela dimensão de 190x190 mm de um bloco de vidro. As janelas não apenas permitem luz natural e ventilação, mas também são consideradas conectores entre o espaço interno e o externo.
Os espaços de serviço e circulação, incluindo os banheiros e as escadas, estão posicionados no oeste para impedir que o calor adentre para os principais espaços de estar. O térreo é dedicado ao showroom de couro dos proprietários, com algumas vitrines e estantes de vidro integradas. A cozinha, a lavanderia, as escadas e um pequeno banheiro estão propositalmente escondidos atrás de portas de correr de vidro que só são abertas quando necessário. O primeiro nível acomoda uma suíte compacta como banheiro e o guarda-roupa perfeitamente escondidos atrás das divisórias de vidro. O quarto, o banheiro, o espaço de armazenamento e os móveis ocupam 14 metros quadrados. Esse espaço possui apenas duas cores: o verde do piso de cimento e o filme com folhas de bananeira aplicado nas portas de vidro, além dos tons quentes e neutros dos móveis de madeira e móveis macios.
O segundo nível acomoda a aconchegante suíte master com varanda. O banheiro é minimalista. A luz do sol é filtrada pelo jardim e pelas fachadas translúcidas dos blocos de vidro, antes de iluminar o espaço interior. As janelas de vidro de vários tamanhos estão posicionadas buscando abrir a vista para a paisagem, evitando a visão direta das casas vizinhas, para aumentar a privacidade e o conforto. As paredes de bloco de vidro podem ser protegidas por persianas que se abrem quando necessário, enquanto os móveis economizam espaço e foram cuidadosamente projetados com madeira natural e folhas de bambu tradicionais. Os pisos são finalizados com ladrilhos de cimento tradicionalmente estampados em flora. A combinação de materiais contemporâneos e tradicionais em uma abordagem minimalista faz com que a experiência espacial pareça nova e familiar ao mesmo tempo.